Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo
mar - 2025

Março/2025 – “Patrimônio Imaterial”

imagem de Março/2025 – “Patrimônio Imaterial”

HEYMANN, Luciana; CHUVA, Márcia; LEAL, Claudia Feierabend Baeta (org.). Patrimônio como direito. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2024.

Patrimônio como direito é uma contribuição aos debates sobre as relações – complexas, potentes e muitas vezes conflituosas – que vinculam o patrimônio e suas agências a diversos tipos de direito: à memória, à cidade, a territórios e saberes tradicionais. O livro apresenta um mosaico dos desafios para o campo do patrimônio na contemporaneidade. Olhar em direção a qualquer parte do país – região, bioma, território, cidade, ambiente urbano ou rural – sob a ótica do patrimônio exige lançar luz sobre as pessoas, os sujeitos, aqueles que formam o tecido social, algo nem sempre evidente nas políticas públicas. Nesse sentido, esta obra problematiza a ausência dos humanos, aqueles que forjam conhecimentos, criam objetos e integram a cultura.

FÓRUM DE DEBATES, 3. Povos e culturas das Américas: política, cultura, etnicidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.

O objetivo desse Fórum foi promover discussões sobre as manifestações culturais e defesa do patrimônio cultural nas Américas; incentivar os mecanismos de preservação da cultura material e imaterial como patrimônio nacional; relacionar as questões de transversalidade da cultura com política, economia e meio ambiente e a atuação das comunidades para a preservação das culturas locais e especificamente refletir sobre os paradoxos sociais, políticos e econômicos e as relações interculturais nas sociedades americanas, especificamente a brasileira; identificar permanências culturais e representações simbólicas mantidas pela memória coletiva na vida cotidiana e reproduzidas através das manifestações populares da sociedade americana, além de divulgar a diversidade da cultura regional através de debates com a sociedade.

 

 

Artigos em texto completo: