PURCELL, Aaron D. (ed.). The digital archives handbook: a guide to creation, management, and preservation. Lanham: Rowman & Littlefield, c2019. xxv, 244 p.
Explora os desafios das doações digitais com ensaios de arquivistas que desenvolveram métodos para fornecer acesso a uma ampla gama de materiais digitais encontrados em arquivos governamentais, privados e acadêmicos.
MOSS, Michael; ENDICOTT-POPOVSKY, Barbara; DUPUIS, Marc J. (eds.). Is digital different? how information creation, capture, preservation and discovery are being transformed. London: Facet, 2015. xvi, 217 p.
Destinado ao interesse de estudantes e acadêmicos, pesquisadores e arquivistas em todo o mundo, reúne especialistas para explorar o papel dos profissionais da informação na transição de um ambiente analógico para um digital e destaca como os sistemas de informação vêm sendo moldados por tecnologias disponíveis que transformaram a criação, captação, descoberta e preservação de informação.
GILLILAND, Anne J. Conceptualizing 21st-century archives. Chicago: ALA Editions, 2018. xii, 322 p.
A era digital estimulou constantes mudanças tecnológicas e socioculturais. Diante disso, o presente livro explora as mudanças e divergências do discurso arquivístico que os desenvolvimentos tecnológicos suscitaram, facilitaram ou inspiraram.
DAPPERT, Angela; GUENTHER, Rebecca Squire; PEYRARD, Sébastien (eds.). Digital preservation century for practitioners: implementing PREMIS. Cham: Springer, 2016. xiv, 266 p.
Traz questões fundamentais relacionadas aos metadados de preservação digital com uma cobertura aprofundada das questões relativas ao seu uso prático e implementação. Ele ajuda os leitores a entender quais informações precisam ser consideradas na especificação de um perfil de metadados de preservação digital para garantir que corresponda a seus tipos de conteúdo individuais, infraestrutura técnica e necessidades organizacionais, fornecendo orientação prática e exemplos.
CORRADO, Edward M.; HEATHER MOULAISON, Sandy. Digital preservation for libraries, archives, and museums. Lanham: Rowman & Littlefield, 2014. xxiii, 270 p.
Reúne o que os profissionais do patrimônio cultural precisam saber ao começar seu trabalho, com foco em questões de gestão e melhores práticas. Aborda um amplo grupo de recursos que podem ser armazenados em qualquer número de sistemas de preservação digital. Os autores consideram a preservação digital no sentido mais amplo do termo: olhando para todos os aspectos da curadoria e preservação de conteúdo digital para acesso de longo prazo.