O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza, no dia 10 de dezembro, a partir das 13h30, a mesa-redonda Olhares sobre edificações de saúde: identificação, salvaguarda e requalificação. Vinculado ao Seminário Permanente da Rede Património Cultural e História da Saúde e da Assistência: estudo, divulgação e valorização, o evento será realizado nas salas 304/305 do CDHS, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.
As palestras ministradas por Jonne Lima, Bruno Ferreira e Elisabeth Hirth são resultado de estudos desenvolvidos no âmbito do PPGPAT, coordenadas por Renato Gama-Rosa, professor do programa. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.
Bruno Ferreira vai falar sobre o inventário que realiza sobre as edificações de saúde construídas na cidade de São Luís, capital do Maranhão, nos períodos do Império à modernidade. A apresentação de Jonne Lima será sobre o Educandário Eunice Weaver, edificado na cidade de Belém do Pará, que hoje passa por um processo de ressignificação junto à comunidade que habita seus espaços. O estudo inclui a análise dos processos de identificação e revalorização patrimonial do antigo educandário. Por fim, Elisabeth Hirth aborda o Plano Diretor proposto para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco, projeto do arquiteto Mário Russo. Ela discute os limites e os desafios de uso e adaptação tecnológica de hospitais modernos que possuem valor histórico e patrimonial.
A moderação da mesa-redonda será de Cybelle Salvador Miranda, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).