Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

‘Furando a bolha: experiências e projetos para um diálogo coletivo’ é tema de seminário na Casa

Interessados podem se inscrever até 14 de setembro

01 set/2024

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário Furando a bolha: experiências e projetos para um diálogo coletivo, no dia 16 de setembro, às 13h30, no Centro de Documentação em História da Saúde (3º andar, salas 304 a 306), campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Os interessados podem se inscrever até 14 de setembro, via formulário online.

Organizado por discentes da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, o evento busca debater sobre experiências e ações que romperam a ‘bolha acadêmica’, promovendo discussão sobre o impacto local e as estratégias para o diálogo e a inclusão de diferentes públicos na pesquisa científica. Haverá tradução simultânea para Libras.

Na ocasião, serão apresentadas iniciativas de comunicação, estratégias de divulgação e distribuição de informações científicas em comunidades e territórios que atingiram relevância e alcançaram impacto local entre os seus públicos, como o Museu da Maré, o Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavela) e o Instituto Fogo Cruzado.

Pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Clara Polycapo apresentará o Dicionário de Favelas Marielle Franco: experiências de uma plataforma aberta de produção de conhecimentos sobre favelas e periferias, destacando a experiência da plataforma virtual de acesso aberto para a coleção e produção de conhecimentos sobre favelas e periferias.

A programação segue com a apresentação Geração cidadã de dados e a produção de cidades mais seguras: a atuação do Instituto Fogo Cruzado. Iris Rosa, pesquisadora do Instituto Fogo Cruzado, aborda o tema a partir da geração cidadã de dados, a iniciativa desenvolve metodologias e monitora de forma colaborativa dados sobre tiroteios nos centros urbanos.

Museu da Maré: Juventude na pesquisa é o tema de Matheus Frazão, que atua no local há 10 anos. Discente em teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Frazão sobre as ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades da Maré desde 2006. Confira o resumo das apresentações e a minibio dos palestrantes.


Confira a programação.

Segunda-feira, 16/09/2024

Local: Centro de Documentação em História da Saúde (3º andar, salas 304 a 306), campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro

Horário: 13:30 às 16:30h

Inscrições: https://forms.gle/kxZoYKzQiC4dsvDS9