As relações entre Brasil e Alemanha, em suas diferentes expressões, serão tema de um evento internacional no auditório do Museu da Vida Fiocruz nos dias 26 e 27 de setembro. As inscrições deverão ser realizadas de 15/08 a 25/09 pelo site do campus virtual e as vagas são limitadas.
O 1º Seminário Internacional Brasil-Alemanha: Circulação, Intercâmbio, Zonas de Contato coincide com o bicentenário da imigração alemã no Sul do Brasil e abordará a complexidade das relações entre os dois países. Vinte e quatro pesquisadores de Brasil, Alemanha, Espanha, Israel e Itália, de 16 diferentes instituições, estarão juntos para tratar de temas como refugiados, ecologia, vetores, saúde e crise climática, ciências naturais e sociais, saúde mental e política, além de metodologias que envolvem arquivos dos dois lados do Atlântico.
As pesquisas de naturalistas alemães no Brasil desde o século 18, as trocas entre os dois países no que tange a ciências naturais e sociais, além de temas mais contemporâneos como ecologia e crise climática, estão entre os assuntos que serão discutidos no primeiro dia do seminário. Na conferência de abertura, os professores Stefan Rinke e Karina Kriegesmann, da Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin), apresentarão uma edição crítica da obra de Hugo Gensch A educação de uma criança índia, de 1908, sobre a adoção de uma criança indígena pelo médico alemão. Um debate sobre as relações bilaterais de pesquisas em arquivos históricos e a circulação de fontes fecharão o debate do dia.
As guerras, refugiados e reparações serão temas de debate no segundo dia. Avraham Milgram, que trabalhou mais de 30 anos como historiador do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, irá fechar o evento com uma conferência sobre aos chamados “judeus do Vaticano”, refugiados que conseguiram vir para o Brasil por meio de negociações com a Santa Sé.
Para Cristiana Facchinetti, pesquisadora da COC e uma das organizadoras do evento, o seminário amplia as possibilidades de debates sobre a vida social, os diferentes contextos históricos e as relações Brasil-Alemanha tecidas ao longo desses 200 anos, dando visibilidade a problemas de pesquisa advindos da expertise acumulada do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da Fiocruz. “Com essa ‘circulação, intercâmbio, zonas de contato’ busca-se conformar debates bastante originais sobre esses cruzamentos bilaterais que, esperamos, devem provocar e abrir o campo para novas investigações,” diz Facchinetti.
O seminário também tem como objetivo construir pontes entre instituições brasileiras e de outros países. A organização do evento é fruto de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim, que inaugura na ocasião uma parceria formal sob forma de um convênio com a Fiocruz. A Universidade de Vigo, Espanha, recentemente também formalizou convênio com a FIOCRUZ e participa do comitê organizador. O evento, que será realizado em formato híbrido, também contará com a transmissão das mesas ao vivo via streaming em português e inglês no canal da COC no YouTube e os conteúdos serão disponibilizados online de forma permanente.
Confira o programa completo do evento:
1º Seminário Internacional Brasil-Alemanha: Circulação, Intercâmbio, Zonas de Contato
26/09/2024
9h – Abertura do evento
9h30 – Conferência de Abertura
Entre Humanitarismo e Civilização: Uma edição crítica germano-portuguesa de A Educação de uma Criança Índia (1908), de Hugo Gensch
Conferencistas: Prof. Stefan Rinke (FU-Berlim, Alemanha) e Dra. Karina Kriegesmann (FU-Berlim, Alemanha)
Moderadora: Profa. Magali Romero de Sá – COC/FIOCRUZ, Brasil
11h – História natural e ciências naturais: Brasil e Alemanha (séculos 18 a 20)
Participantes: Karen Lisboa (USP, Brasil); Miriam Junghans (Rio de Janeiro, Brasil); Sylk Schneider (Weimar, Alemanha); Thomás A. Santoro Haddad (USP, Brasil)
Moderador: Luiz Montez (UFRJ, Brasil)
13h45 – Do Cosmos ao Antropoceno: a sociobiodiversidade amazônica nas relações Brasil-Alemanha
Participantes: André Felipe Cândido da Silva (COC/FIOCRUZ, Brasil); Erik Petschelies (UFRJ, Brasil); Gabriele Herzog-Schröder (LMU Munique, Alemanha); Nelson Sanjad (UFPA/MPEG, Brasil)
Moderadora: Dominichi Miranda de Sá C(OC/FIOCRUZ, Brasil)
27/09/2024
9h – O arquivo como fonte de pesquisa histórica – relações Brasil e Alemanha
Participantes: Carlos Reiss (Museu do Holocausto de Curitiba, Brasil); Igor Gak (Unirio, Brasil); Marcus Vinícius Silva (FIOCRUZ, Brasil)
Moderador: Paulo Elian (COC/ FIOCRUZ)
10h45 – As guerras nas relações Brasil-Alemanha
Participantes: Stefan Rinke – FU-Berlim, Alemanha; Pedro Muñoz – PUC-Rio, Brasil; Martin Baumeister – DHI – Roma, Itália; Francisco Carlos Teixeira da Silva – UFRJ/UFJF
Moderador: André Felipe Cândido da Silva (COC/FIOCRUZ, Brasil)
13h30 – Refugiados: trajetórias entre Brasil e Alemanha
Participantes: Cristiana Facchinetti (COC/ FIOCRUZ, Rio de Janeiro); Belinda Mandelbaum (USP, Brasil); Maurício Parada (PUC-Rio) e Karl Schurster (UFPE, Pernambuco e Universidade de Vigo, Espanha)
Moderador: Gilberto Hochman, COC/FIOCRUZ, Brasil
15h30 – Conferência de encerramento
Os Judeus do Vaticano: A tentativa de salvação dos Católicos – não arianos – da Alemanha ao Brasil através do Vaticano (1939-1942)
Conferencista.: Avraham Milgram (Yad Vashem, Jerusalem)
Moderadora: Cristiana Facchinetti, COC/FIOCRUZ, Brasil
Realização:
Casa de Oswaldo Cruz – COC-Fiocruz
Comitê organizador:
Cristiana Facchinetti e Magali Romero Sá – COC-Fiocruz
Stefan Rinke – FU-Berlim
Karl Schurster – Universidade de Vigo/ Universidade de Pernambuco
Óscar Ferreiro-Vázquez – Universidade de Vigo
Apoio institucional:
Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura – UNESCO
Parceiros:
Istituto Storico Germanico di Roma (DHI – Roma)
Freie Universität Berlin (FU – SP)
Instituto Brasil- Israel (IBI – SP)
Museu Paraense Emílio Goeldi
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP)