Estão abertas as inscrições para o 12º Simpósio da Sociedade Latino-americana e Caribenha de História Ambiental (Solcha), que será realizado de 22 a 27 de julho de 2025, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ). Com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) como uma das instituições organizadoras, o evento terá o tema Mudanças climáticas e desafios planetários: perspectivas da história ambiental.
As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.solcha2025.com.br até 31 de outubro de 2024. Podem se inscrever pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, que se interessem em compartilhar os resultados de suas pesquisas ambientais em espanhol, português ou inglês.
A programação do simpósio será composta de conferências, mesas redondas, plenárias, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e programação sociocultural. Além da Casa de Oswaldo Cruz e da UFRJ, a PUC-Rio e o Jardim Botânico (JBRJ) também serão instituições anfitriãs do evento, que conta com o apoio do Museu do Amanhã e a parceria de outras instituições e universidades brasileiras.
Criada em 2006 para promover trabalhos históricos comprometidos com um mundo ambientalmente sustentável, a Solcha realiza seus encontros a cada dois anos, estimulando debates e parcerias interdisciplinares entre profissionais das ciências naturais e sociais. A cada nova edição, o simpósio é realizado em uma localidade diferente da América e Caribe, de modo a contemplar a pluralidade regional, a circulação de pessoas e os intercâmbios institucionais e transnacionais.