A exposição “Parques por um fio – pelas linhas da preservação” será aberta em 5 de junho, às 9h, no Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos. Inspirada na série “Parques do Brasil”, fruto de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil e o ICMBio, visa sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental. Em cerimônia no auditório do Museu da Vida Fiocruz, a mostra fica em cartaz no foyer e tem entrada gratuita. O evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da COC no YouTube, também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado pelas Nações Unidas em 1972 com objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar os recursos naturais.
A exposição foi idealizada pelo projeto ‘Fio às 5 em pontos’, é organizada pelo coletivo Linhas da Gamboa e tem produção do Museu da Vida Fiocruz. Os organizadores utilizam arte como ferramenta de conscientização, em defesa do meio ambiente. A exposição reúne 100 bordados apresentando a fauna, a flora e as paisagens dos Parques Nacionais visitados pela equipe de produção da série documental.
A exposição promete trazer uma abordagem inovadora e reflexiva ao público sobre a conservação dos parques nacionais brasileiros, destacando a beleza e a biodiversidade desses locais, bem como os desafios enfrentados para sua preservação.
Serviço
Exposição “Parques por um Fio – pelas linhas da preservação”
Data: 5 de junho
Horário: 9h
Local: Auditório e Foyer do Museu da Vida Fiocruz
Programação do evento
9h – Coffe break
10h – Abertura do evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente – Diretoria da COC
10h20 – Apresentação da série “Parques do Brasil” e exibição de vídeo – Luciana Alvarenga (Coc/Fiocruz)
Jorge Luiz do Nascimento (ICMBio)
Carlos Sanches (TV Brasil)
Exibição do vídeo ‘Parques por um fio – pelas linhas da preservação’
11h20 – Apresentação do projeto ‘Parques Por um Fio: pelas linhas da preservação’ com o coletivo Linhas da Gamboa e o projeto Fio às Cinco em Pontos.
12h – Inauguração da exposição