Da esquerda para a direita, Santiago José Pozo Antonio, diretor da Área de Promoção da Internacionalização da Universidade de Vigo; Magali Romero Sá, vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz; Maria Isabel del Pozo, vice-reitora da universidade espanhola e o diretor da COC, Marcos Pinheiro, no solário do Centro de Documentação e História da Ciência. Foto: Heitor Vilela |
A Casa de Oswaldo Cruz recebeu no dia 24 de outubro os professores Maria Isabel del Pozo e Santiago José Pozo Antonio, vice-reitora de Internacionalização e diretor da Área de Promoção da Internacionalização da Universidade Vigo, na Espanha. A visita é um dos resultados da Missão Institucional da COC realizada durante o mês de outubro junto a instituições de pesquisa, fomento e universidades em Portugal e Espanha.
Além de visitar as áreas de guarda de acervo da Casa, os professores discutiram com Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da COC, e Magali Romero Sá, vice-diretora de Pesquisa e Educação da unidade, possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos em comum, dando prosseguimento à reunião ocorrida no dia 11 de outubro na Espanha.
Para o diretor da Casa, o encontro pode render frutos: "Temos oportunidade de fazer parceria em iniciativas relacionadas a diversas áreas de conhecimento da Casa, como patrimônio cultural, divulgação científica, educação e história da saúde". Maria Isabel Pozo também enxerga possibilidades de êxito na parceria: "Essa aproximação com a Casa de Oswaldo Cruz pode ser extrapolada para outras áreas da Fiocruz, como a pesquisa em imunologia, por exemplo", destacou a vice-reitora.
Outro objetivo da visita é dar seguimento ao processo de associação da COC à Athena (Rede de Ensino Superior em Tecnologia Avançada, em português), aliança de nove universidade europeias, que atuam em sinergia para desenvolver uma educação superior que promova um maior impacto em pesquisa, empregabilidade de pessoas jovens e desenvolvimento social.