Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Lançamento de vídeos marca os 10 anos do Projeto Mestres e Ofícios

16 ago/2023

Para comemorar os 10 anos do Projeto Mestres e Ofícios, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove, no dia 23 de agosto, às 13h30, o evento que apresentará a história da iniciativa. A programação conta com o lançamento dos curtas-metragens ‘Mestre George e a arte do vitral’ e ‘Mestre Ailson e a carpintaria tradicional’, que integram a série. A celebração será realizada no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio. A transmissão ao vivo será pelo canal da Casa no Youtube. Haverá intérprete de Libras.

O Projeto Mestres e Ofícios visa registrar e divulgar o universo dos ofícios tradicionais que permeiam o patrimônio cultural brasileiro. Seu principal objetivo é reavivar as práticas e os saberes construtivos e artísticos tradicionais de forma a colaborar para sua preservação e para a conservação do patrimônio cultural material.

Por meio da produção de vídeos sobre mestres-artífices e seus respectivos ofícios, o projeto tem a finalidade de valorizar e divulgar o trabalho desses mestres e despertar o interesse de jovens e adultos para a atuação nessa área. A produção dos vídeos é feita a partir do registro de imagens dos cursos de formação e capacitação de artífices nos ofícios tradicionais da construção e das artes integradas, assim como nas técnicas de conservação e restauração, realizados pela COC/Fiocruz, por meio da Oficina Escola de Manguinhos.

A mesa de abertura do evento contará com a participação de Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da Casa e coordenador-geral do projeto, que apresentará ‘A origem do Projeto Mestres e Ofícios’; e de Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa, que falará sobre a ‘Relação entre esse projeto e as ações de divulgação e valorização do patrimônio cultural da COC’. Já Cristina Coelho, arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico, destacará ‘O caminho percorrido ao longo dos 10 anos do Projeto’; e Maria Luisa Carcereri, chefe do Serviço de Educação Patrimonial, apresentará ‘Os cursos de Técnicas de Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais’.

Em seguida, serão exibidos os vídeos ‘Mestre George e a arte do vitral’ e ‘Mestre Ailson e a carpintaria tradicional’. Após a exibição dos filmes, haverá uma roda de conversa com participação dos mestres George e Ailson, da diretora dos filmes Cristiana Grumbach, com mediação de Heverton Oliveira, coordenador do Comitê Consultivo de Audiovisual da COC.

A restauração do Pombal, a nova exposição e o Programa de Educação Patrimonial são uma realização da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Saiba mais sobre os filmes

Mestre George e a arte do vitral

(27 min.)
Artista plástico e mestre vitralista, George Sliachticas pertence a uma família com tradição na arte do vitral. Atua com restauração e execução de vitrais artísticos, espelhos e vidros gravados, entre outras artes tradicionais, e em ofícios relacionados ao vitral, como elemento construtivo e ornamental da arquitetura tradicional brasileira.
O filme foi construído a partir das imagens captadas durante a realização dos cursos “Técnicas de Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais – Módulo Vitrais”, entre 2016 e 2018, pela Oficina Escola de Manguinhos, do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Mestre Ailson e a carpintaria tradicional

(26 min.)
O mestre Ailson Gonçalves foi colaborador do Grupo Concremat por trinta anos, onde atuou como mestre marceneiro e consultor, capacitando trabalhadores nos ofícios relacionados à madeira, como elemento construtivo e ornamental da arquitetura tradicional brasileira.
O filme foi construído a partir de imagens captadas durante a realização dos cursos “Técnicas de Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais – Módulo Madeiras”, realizados entre 2016 e 2018, pela Oficina Escola de Manguinhos do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.