Pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) participarão do 32º Simpósio Nacional de História, que será realizado online, entre 11 e 13 de julho, e presencialmente, entre 16 e 21 de julho, em São Luís (MA). Com o tema Democracia e Direitos Humanos: desafios para uma história profissional, o evento híbrido será o primeiro com atividades presenciais depois da pandemia de covid-19.
Comunicação Coordenada
No dia 12 de julho, entre 16h e 18h, Tânia Salgado Pimenta organizará a Comunicação Coordenada Pensamento médico e doenças no contexto da escravidão, ao lado do pesquisador Silvio Cezar de Souza Lima (UFF).
Diálogos Contemporâneos
No dia 17 de julho, o pesquisador da COC Rômulo de Paula Andrade participará da seção Diálogos Contemporâneos, sobre o tema Por uma história da fome no Brasil: aspectos teóricos e metodológicos, entre 9h e 10h30. Também participam do debate os pesquisadores Kenia Sousa Rios (UFC) e Helder Remigio de Amorim (Unicap), com a mediação de Yuri Costa (Uema).
Simpósios Temáticos: coordenação
Cinco simpósios temáticos desta edição do encontro serão coordenados por pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz. O ST 15 Arquivos e coleções como objeto de pesquisa: configurações e agenciamentos terá a coordenação de Luciana Quillet Heymann (COC/Fiocruz) e Letícia Borges Nedel (UFSC). Com o título de Artes de curar, pensamento médico e doenças no contexto da escravidão e do pós-emancipação, o ST 18 terá a coordenação de Tânia Salgado Pimenta (COC/Fiocruz), Paula Arantes Botelho Briglia Habib (UFF) e Gabriela dos Reis Sampaio (UFBA).
O simpósio temático 20, com o tema Assistência e saúde: atores, práticas, instituições e seus públicos, será coordenado por Gisele Sanglard (COC/Fiocruz) e Joseanne Zingleara Soares Marinho (Uespi). Intitulado Eugenia, genética e raça, o ST 57 terá na coordenação Robert Wegner (COC/Fiocruz), Leonardo Dallacqua de Carvalho (Uema) e Vanderlei Sebastião de Souza (Unicentro-PR). O simpósio História da Saúde e das doenças: perspectivas historiográficas e implicações culturais e sociais terá como coordenadores Ricardo Cabral (COC/Fiocruz), Ricardo dos Santos Batista (COC/Fiocruz), Rita de Cássia Marques (UFMG) e Polyana Aparecida Valente (UEMG).
Simpósios Temáticos: comunicação oral
Os pesquisadores da COC também participarão dos simpósios temáticos com as seguintes apresentações de trabalho de Comunicação Oral:
"Conhecimento acadêmico e saber prático na história natural, em fins do século 18, no Brasil" (Simpósio Temático 026)
Lorelai Brilhante Kury
"Carlos Alberto de Medina: a trajetória de um cientista social em uma sociedade em mudança (1950-1970)" (Simpósio Temático 142)
Tamara Rangel Vieira e Carolina Arouca
"O Lazareto da Jurujuba na imprensa do Rio de Janeiro oitocentista" (Simpósio Temático 026)
Maria Rachel de Gomensoro Froes da Fonseca
"Oswaldo Cruz – 150 anos" (Simpósio Temático 015)
Ana Luce Girão
"Trem para o Juquery: memórias, relatos e impressões de um jovem estudante de medicina sobre a ‘miséria das misérias’ de um hospital psiquiátrico na década de 1940" (Simpósio Temático 020)
José Roberto Franco Reis
"Estratégias da pobreza: o repertório caritativo no Brasil" (Simpósio Temático 020)
Gisele Porto Sanglard
"História das leishmanioses no Novo Mundo vista pela Amazônia" (Simpósio Temático 073)
Jaime Larry Benchimol
"Genética, Eugenia e Zootecnia no Brasil: Octávio Domingues e a mistura de raças bovinas (1929-1955)" (Simpósio Temático 057)
Robert Wegner
"A Amazônia como microcosmo do Antropoceno: a história das pesquisas transnacionais em ecologia amazônica (1952-2002)" (Simpósio Temático 176)
André Felipe Candido Da Silva
"Historiadores de uma ciência em ação: memória e história do presente na Fiocruz durante a pandemia" (Simpósio Temático 036)
Simone Petraglia Kropf
"Enfermeiras obstétricas e obstetrizes e o enfrentamento à violência obstétrica no Brasil (1980- 2015)” (Simpósio Temático 020)
Luiz Antonio Teixeira
“Os arquivos pessoais de Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo e Arthur Moncorvo Filho como fontes para a história da medicina e da saúde no Brasil” (Simpósio Temático 015)
Felipe Almeida Vieira
"Mulheres, ciência e desenvolvimento: a formação da comunidade científica brasileira nos anos 1950" (Simpósio Temático 026)
Daiane Rossi
"Processo de construção da cesárea como forma de parir, entre 1960 e 1970" (Simpósio Temático 020)
Luiz Antônio Teixeira e Lucia Regina de Azevedo Nicida
"Um mártir da ciência no Instituto Oswaldo Cruz: Gaspar de Oliveira Vianna e o processo de globalização da terapêutica das leishmanioses pelo tártaro emético" (Simpósio Temático 073)
Denis Jogas
"O arquivo pessoal de David Capistrano da Costa Filho e sua incorporação ao acervo da Casa de Oswaldo Cruz: fonte de pesquisa acerca da saúde pública brasileira" (Simpósio Temático 015)
Glauce Farias
"Enfermeiras na 'boa vizinhança': o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e a criação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia" (Simpósio Temático 073)
Ricardo dos Santos Batista
"Reimaginando o global em tempos de pandemia: uma leitura do negacionismo científico a partir da História do Tempo Presente" (Simpósio Temático 081)
Thiago da Costa Lopes
"Versões brasileiras do Stanford-Binet: circulação, apropriação e debates" (Simpósio Temático 057)
Ana Cristina Santos Matos Rocha