Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

COC emite nota sobre a nomeação de Nísia Trindade Lima para o Ministério da Saúde

23 dez/2022

A Casa de Oswaldo Cruz (COC) vem a público compartilhar, com a Fiocruz e com a sociedade brasileira, seu imenso orgulho e sua grande alegria pela indicação de Nísia Trindade Lima para o Ministério da Saúde.

Pesquisadora da COC desde 1987, Nísia integrou a primeira geração de profissionais desta unidade de ciências humanas que teria a missão, numa instituição biomédica, de desenvolver pesquisas e ensino em história, memória, divulgação científica e patrimônio cultural das ciências, da medicina e da saúde brasileiras. O contexto era de reforma sanitária, de luta pela redemocratização do país e pela defesa de um novo modelo de saúde, como direito do cidadão e dever do Estado. Nísia é, portanto, uma das protagonistas da constituição, no Brasil, de um campo altamente interdisciplinar e profundamente comprometido com os desafios sociais.

Nísia foi a primeira chefe do departamento de pesquisa histórica (1989-1991), vice-diretora (1992-1994) e diretora da COC entre os anos de 1998-2005. Como diretora, dentre muitas outras realizações, participou das equipes de criação do Museu da Vida Fiocruz e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), ambos de excelência nas suas áreas. Realizou forte trabalho integrado com outras unidades da Fiocruz e instituições nacionais e internacionais, marca também de sua gestão como presidente da Fiocruz.

Intelectual com obras de referência nas ciências sociais, Nísia conjuga, em sua trajetória, atuação acadêmica e pública: é gestora comprometida com o SUS e com políticas em que a ciência e a saúde são centrais nas visões de país e de futuro.

A COC parabeniza vivamente as conquistas de sua pesquisadora, que também marcam a história institucional e das ciências e da saúde no Brasil: primeira mulher presidente da Fiocruz em seus 122 anos de existência, Nísia também será a primeira mulher à frente do Ministério da Saúde. Na história de Manguinhos, já está ao lado de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas como presidentes que assumiram o cargo máximo da saúde pública no país.

Muito confiantes no excelente trabalho que decerto realizará, desejamos sucesso e sorte à Nísia como Ministra da Saúde do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.