Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Encontro às Quintas debate o corpo como espelho da pobreza e da desigualdade

05 maio/2022

O corpo como espelho da pobreza e da desigualdade: o estudo dos níveis de vida através da história antropométrica. Esta será a pauta da apresentação, em espanhol, da professora e pesquisadora da Rice University Moramay López-Alonso na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento online será realizado em 12 de maio, às 11h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz.

Em sua pesquisa, Moramay López-Alonso utiliza o caso do México no século 20 para examinar como as mudanças corporais em uma população em altura e peso são um reflexo da desigualdade nos níveis de bem-estar biológico. De acordo com os métodos da história antropométrica, avalia-se a evolução da estatura média da população adulta de mexicanos durante o século 20, para discutir se essas mudanças corporais foram na mesma direção do desempenho da economia e das possibilidades de melhorias disponíveis graças aos avanços tecnológicos e científicos em saúde pública e nutrição.

“Este objetivo baseia-se na premissa de que as alterações corporais refletem a evolução do bem-estar biológico da população. O bem-estar biológico reflete variações nos padrões de vida não apenas nos aspectos materiais e econômicos, mas também inclui indicadores de desenvolvimento humano, como saúde, nutrição e educação”, explica.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta. Após a transmissão ao vivo no Facebook, os vídeos serão disponibilizados no canal da COC no YouTube.

Encontro às Quintas
O corpo como espelho da pobreza e da desigualdade: o estudo dos níveis de vida através da história antropométrica
Convidada: Moramay López-Alonso (Rice University)
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Data: 12/05/2022
Horário: 11h
Transmissão ao vivo pelo Facebook da COC
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br