Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Doença de Chagas: um feito inédito da ciência brasileira

14 abr/2022

Carlos Chagas foi o primeiro cientista na história da medicina a descrever todo o ciclo de uma enfermidade. Em abril de 1909, em Lassance, na zona rural do estado de Minas Gerais, Chagas identificou uma nova espécie de tripanossoma – que recebeu o nome de Trypanosoma cruzi em homenagem a Oswaldo Cruz – ao examinar um barbeiro. O inseto, que se alimenta de sangue, é comumente encontrado nas casas de pau-a-pique da população pobre no interior do país. Além disso, o cientista detectou a presença do parasita no sangue de uma criança da região. Concluindo estar diante de uma nova doença, em 14 de abril daquele ano, Chagas anunciou a descoberta da enfermidade causada por esse protozoário e transmitida pelo barbeiro.

A histórica descoberta de Carlos Chagas rendeu ao cientista muitos prêmios internacionais, como o Prêmio Schaudinn, conferido pelo Instituto de Doenças Tropicais de Hamburgo, na Alemanha, para o autor do melhor trabalho sobre protozoologia realizado até então. Chagas foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina duas vezes, mas nunca recebeu o reconhecimento máximo, o Nobel.

No ano de 2019, 110 anos após a descoberta da doença, a Assembleia Mundial da Saúde (AMS) instituiu o dia 14 de abril – data do anúncio da nova enfermidade – o ‘Dia Mundial da Doença de Chagas’. Incentivar as ações de conscientização sobre a doença de Chagas, dar visibilidade às chamadas doenças negligenciadas em escala global e promover o acesso universal à saúde como direito são alguns dos objetivos da inclusão da data no calendário mundial da saúde.

Com 3,4 metros de documentos textuais, além de 250 fotografias e 335 livros com assinatura do cientista e dedicatórias, o acervo Carlos Chagas está sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS). Os documentos e obras revelam a trajetória profissional e científica do pesquisador e registram a “era bacteriológica”, momento de efervescência pelo qual passava a medicina.

Confira outros conteúdos sobre o tema:

Acervo:

Fundo Carlos Chagas

Publicações:

Carlos Chagas, um cientista do Brasil 

Doença de Chagas, doença do Brasil

Nos trilhos da ciência, uma história dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas 

Audiovisual:

Cinematógrafo brasileiro em Dresden

Ciência em Gotas – Carlos Chagas

Homenagem a pesquisadores da doença de Chagas