Promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões. Esses são os objetivos da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), cuja sexta edição acontecerá entre os dias 08 a 20 de novembro, no Rio de Janeiro. Na abertura, no Centro Cultural Justiça Federal, será lançada a Mostra Cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense e anunciados os filmes selecionados para participar da mostra de filmes Memória em Movimento.
A cada ano, um tema orienta os debates sobre preservação do patrimônio material e imaterial fluminense. Nesta edição, a escolha foi Paisagem e cultura em movimento, que busca discutir a paisagem e a cultura como processos em permanente transformação resultantes da ação humana. Depois de sua primeira edição, em 2011, a VI Semana Fluminense do Patrimônio retorna à cidade do Rio de Janeiro para refletir sobre suas contribuições às regiões por onde já passou – Médio Paraíba; dos Lagos; Serrana; Costa Verde e Norte -, além de abordar o tema principal.
Uma expressão relevante das transformações sofridas pela paisagem do Rio de janeiro, nos últimos anos, é a Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio, localizada em uma área estratégica do centro da cidade nos bairros de Saúde, Santo Cristo e Gamboa, às margens da baía de Guanabara. O processo de mudança foi intensificado ainda mais por grandes obras que visaram preparar a cidade para megaeventos internacionais, a saber, a Copa do Mundo e a Olimpíada.
“Nas edições anteriores da Semana Fluminense do Patrimônio discutimos questões sobre patrimônio e sustentabilidade; patrimônio em risco; grandes eventos; identidade, território e memória; e do desafio de enfrentar as transformações das cidades. No Rio de Janeiro, pretendemos aprofundar esses debates, nos detendo também no acelerado processo de mudança ocorrido na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, além de explorar o conceito de paisagem cultural e como os espaços são apropriados pelos movimentos de transformação cultural, social e econômica”, explica Marcos José de Araújo Pinheiro, vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz (COC//Fiocruz), uma das instituições organizadoras da Semana.
A Semana do Patrimônio Fluminense abriga eventos diversos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão. A abertura do evento será no dia 8 de novembro, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio de Janeiro, com apresentação musical do Núcleo de Cultura Céu na Terra. O repertório exalta a diversidade e a riqueza cultural fluminense e do seu patrimônio material e imaterial, contextualizando particularidades históricas, sociais, musicais, artísticas de diferentes grupos e manifestações presentes no estado do Rio de Janeiro.
A SPF é organizada pela Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Museu do Meio Ambiente /Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional e Museu Nacional (MN/UFRJ). Com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), a iniciativa conta com a parceria do Centro Cultural Justiça Federal, e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e do Grupo So Energy Internacional, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca.
Programação completa:
Abertura
Data: 8 de novembro
Hora: 18h30
Local: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro
Veja a programação do evento de abertura
Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF)
O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) — realizado entre os dias 12 e 14 de novembro — é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Destinado à troca de ideias e experiências com a população, o encontro contempla conferências, palestras e mesas-redondas, que reúnem acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural.
Mostra de filmes Memória em Movimento
A mostra exibirá curtas, médias e longas-metragens, tendo por objetivo divulgar e promover o patrimônio cultural e natural brasileiro. Os filmes selecionados serão anunciados no evento de Abertura da VI Semana Fluminense do Patrimônio (dia 08 de novembro).
Mostra Cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – fotografia e poesia
A iniciativa tem como foco ampliar a visibilidade do patrimônio tombado (material) ou registrado (imaterial) e também revelar o patrimônio que, mesmo sem proteção legal, seja reconhecido pela população fluminense, além de atrair diferentes olhares para nossos bens culturais e estimular atitudes mais responsáveis e efetivas com respeito à a sua preservação. Neste ano de 2016, a mostra será lançada no evento de Abertura da VI Semana Fluminense do Patrimônio (dia 08 de novembro) e as inscrições estarão abertas a partir do dia 09 de novembro.
Apresentações culturais
As apresentações culturais serão realizadas, entre os dias 01 e 30 de novembro, sob a forma de espetáculos, oficinas e exposições com o propósito de exibir, divulgar e valorizar práticas, representações, expressões, saberes e técnicas do patrimônio cultural imaterial fluminense. As apresentações culturais acontecerão em várias regiões do território fluminense como Costa Verde, Grande Rio, Região dos Lagos, Médio Paraíba, Centro Sul, Norte, Noroeste e Região Serrana.