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Em sua segunda fase, Brasiliana foi palco de disputas intelectuais entre o antigo e o moderno, diz historiadora

07 jun/2016

O acesso ao arquivo pessoal de Américo Jacobina Lacombe na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, até então fechado, abriu caminho para que a historiadora Giselle Martins Venancio, da Universidade Federal Fluminense (UFF), mergulhasse na segunda fase de uma das mais importantes coleções do pensamento social brasileiro, a Brasiliana. Até recentemente pouco estudado, o período em que Lacombe dirigiu a publicação (1956 a 1993) foi objeto de pesquisa de Giselle, convidada do Encontro às Quintas de 2 de junho.

Publicada entre 1931 e 1993, a Brasiliana integrava a Biblioteca Pedagógica Brasileira, um projeto editorial da Companhia Editora Nacional. Considerada a mais importante coleção sobre o Brasil publicada na primeira metade do século 20, era formada por ensaios sobre a formação histórica e social do Brasil, estudos de personagens e de problemas nacionais, além de reedições de obras raras e obras estrangeiras sobre temas brasileiros.

Ao narrar essa parte da história da publicação, Giselle faz uma breve revisão da história intelectual do país, em particular sobre o processo de institucionalização e especialização das Ciências Humanas e Sociais. “Américo Jacobina Lacombe é um intelectual muito esquecido, deixado para trás, quase como se não tivesse existido”, disse. “Nos anos 1950 e 1960, ele ocupa um espaço intelectual importante, como outros que ouvimos mais frequentemente, como Sérgio Buarque de Holanda e José Honório Rodrigues.”

Se em sua primeira fase, entre 1931 e 1946, sob a direção de Fernando de Azevedo, a coleção voltou-se para a republicação e a tradução de textos clássicos, Lacombe pretendia alterar esse perfil a partir da segunda metade da década de 1950. “Ele pensava que o Brasil passava por uma grande produção intelectual [naquele momento] e que era preciso publicar o que havia de novo”, explicou Giselle. A publicação de material inédito, porém, concentrou-se no período entre 1956 e 1961.

A pesquisadora observou que Lacombe assumiu a Brasiliana em um momento em que a coleção perdia prestígio no campo intelectual. “Nesse momento, havia uma reorganização da intelectualidade brasileira”, afirmou.  Segundo ela, as páginas da Brasiliana passaram a refletir o embate entre diferentes visões daquela época. “A Brasiliana era o palco dessas disputas entre o antigo e o moderno [no que se refere à história do Brasil]”, declarou a pesquisadora ao lembrar que a produção intelectual e universitária estava a renovar-se.

O concurso para o número 300 da Brasiliana

Ao apostar no novo, Lacombe decide fazer um concurso para escolher um trabalho de destaque para ser publicado na edição 300 da Brasiliana. Para tanto, organizou, em 1957, um concurso, que teve como jurados o próprio Américo Jacobina Lacombe, Florestan Fernandes, Aroldo de Azevedo, Herbet Baldus e Yan de Almeida Prado. “Eram todos intelectuais paulistas muitos próximos da USP [Universidade de São Paulo]”, disse a pesquisadora. No entanto, o certame terminou sem nenhum trabalho vencedor, pois os postulantes não foram julgados dignos de ocupar as páginas do número comemorativo. “Eles queriam uma obra que inaugurasse uma outra Brasiliana, que fosse escrita por brasileiros com textos inéditos”.

Diante do fracasso da empreitada, decidiu-se então organizar um novo concurso no ano seguinte. Além de Florestan Fernandes, compuseram o júri o próprio Lacombe, além de Sérgio Buarque de Holanda, entre outros. O resultado foi inusitado: o trabalho vencedor em 1959 foi o único entre os concorrentes que havia participado também da edição anterior. Intitulado Medicina rústica, o trabalho fora escrito por Alceu Maynard Araújo. “Há uma disputa entre a direção do Américo [Jacobina Lacombe] e esse júri. De alguma maneira ele vence”, avaliou Giselle. “Ele teve um momento de prestígio dentro da [Companhia] Editora [Nacional]”, completou.

Nos anos 1960, a coleção enfrenta outros reveses. Nesse período, foi suspensa a legislação que dificultava a importação de livros estrangeiros. Além disso, surgiram novas coleções, e a Brasiliana passou a publicar poucos textos e voltou a trazer reedições.

De Paris, onde dirigia a Maison du Brésil, Lacombe travou uma queda de braço com a editora. Opôs-se à publicação da obra O colonialismo português e a conjuração mineira, de Paulo Pereira dos Reis. Uma vez que o livro já estava pronto, Lacombe sugeriu que fosse editado fora da coleção Brasiliana. Sua posição foi derrotada, mas Lacombe continuou irredutível. Para contornar a saia justa, a solução encontrada foi afastar-se da direção da Brasiliana temporariamente. “Colocou-se o livro sob a responsabilidade de Ary da Mata. Depois, ele [Lacombe] voltou a dirigir a coleção”.

A coleção seguiu perdendo prestígio nas décadas seguintes. Nos anos 1970, Lacombe tornou-se também editor e tradutor. “A coleção passa a ser muito centrada nele”, analisa Giselle. Após uma descontinuação, a coleção voltou a ser editada na década de 1980, mas já descaracterizada, segundo a pesquisadora. A coleção continuaria a ser editada até 1993, ano da morte de Lacombe. “Quando ele morre, morre também a Brasiliana. Ele lutava para que essa coleção continuasse a ser publicada”, disse Giselle.