Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde abre seleção

29 fev/2016

O mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde abre inscrições para sua primeira turma de 28 de março a 18 de abril. Ao todo serão oferecidas 15 vagas. O processo seletivo será composto pela análise da documentação dos candidatos, prova escrita, entrevista e análise do pré-projeto de trabalho final de mestrado e do currículo, além de prova de língua estrangeira. As aulas terão início em agosto de 2016 no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre o curso e as inscrições estão disponíveis na chamada pública.

Acesse:
Chamada pública e Inscrições

O programa visa formar pesquisadores qualificados para a geração de novos conhecimentos que colaborem para aproximar a sociedade de temas como saúde, ciência e tecnologia. O mestrado tem como público-alvo museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados (nível superior) e demais candidatos com graduação que atuam nesta área, seja no âmbito acadêmico ou prático.

O mestrado é resultado de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os parceiros do programa na esfera internacional, estão a Universidade Cornell e o Hatfield Marine Science Center da Universidade do Estado do Oregon (Estados Unidos); a Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (Itália); e a Universidade de Paris 8 (França).

O curso tem três linhas de pesquisa. A primeira – Cultura científica e sociedade – abrange reflexões sobre a dimensão cultural e social da ciência, da tecnologia e da saúde. Intitulada Educação, comunicação e mediação, a segunda linha dedica-se à interface entre as áreas da educação e da comunicação na mediação entre o conhecimento científico e a sociedade. Já a linha Estudo de público/audiência reúne análises com foco nos distintos públicos das diferentes atividades educativas e de divulgação científica.