O Museu da Vida promove nos dias 24 e 25 de março o Simpósio de educação em museus: olhares sobre pesquisas e práticas. O evento tem o objetivo de promover o debate sobre o campo da pesquisa em educação em museus e as práticas educativas que estão sendo desenvolvidas em diferentes instituições. As atividades acontecem no auditório do museu, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). O simpósio faz parte da programação comemorativa dos 15 anos do Museu da Vida.
As discussões abordarão as características da educação museal, a produção de conhecimentos a partir de diversas perspectivas conceituais, questões relativas ao papel educativo do objeto no museu, o papel dos serviços de educação e as ações educativas empreendidas. Na abertura do evento, a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Luciana Conrado Martins proferirá a conferência Como a educação em museus funciona? Aspectos práticos e políticos na constituição da educação museal.
A programação inclui três mesas-redondas. A primeira debaterá o tema Perspectivas conceituais na pesquisa em educação em museus e terá como participantes Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, e Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia, vinculado à mesma instituição.
Já a mesa O objeto no contexto da educação em museus trará os debatedores Alda Lucia Heizer, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, Alessandra Fernandes Bizerra, do Parque CienTec/USP, e Adriano Dias de Oliveira, do Instituto Butantan/Museu de Microbiologia. A última mesa, intitulada Práticas educativas em museus de ciências, terá a participação de Paula Bonatto, do Museu da Vida, Vera Tostes, do Museu Histórico Nacional, Fernanda Castro, do Museus Castro Maia, e Andrea Costa, representando o Museu Nacional.
O simpósio é uma homenagem à trajetória profissional de Iloni Seibel(1941 – 2013), educadora, pesquisadora e primeira responsável pelo então chamado Centro de Referência de Educação em Ciência, atual Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida. Em homenagem a Iloni, seu nome será atribuído à Biblioteca de Divulgação Científica do museu.
Serviço:
Simpósio de educação em museus: olhares sobre pesquisas e práticas
Data: 24 de março, das 13h30 às 17h, e 25 de março, das 9h às 17h
Local: Auditório do Museu da Vida | Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Informações: www.museudavida.fiocruz.br/sem2014
Programação
24 de março
13h – Inscrições
13h30 – Mesa de Abertura
14h – Conferência – Como a educação em museus funciona? Aspectos práticos e políticos na constituição da educação museal
Palestrante: Dra. Luciana Conrado Martins
15h30 – Solenidade de Inauguração da placa em homenagem à Iloni Seibel
25 de março
9h – Mesa redonda – Perspectivas conceituais na pesquisa em educação em museus
Martha Marandino – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Marília Xavier Cury – Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Mediador: Vanessa F. Guimarães – Museu da Vida, Fiocruz
10h45 – Café
11h – Mesa redonda – O objeto no contexto da educação em museus
Alda Lucia Heizer – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico
Alessandra Fernandes Bizerra – Parque CienTec, Universidade de São Paulo
Adriano Dias de Oliveira – Instituto Butantan, Museu de Microbiologia
Mediador: Pedro Paulo Soares – Museu da Vida, Fiocruz
13h – Intervalo para almoço
14h30 – Mesa redonda – Práticas educativas em museus de ciências história e arte
Maria Paula Bonatto – Museu da Vida
Vera Lúcia Bottrel Tostes – Museu Histórico Nacional
Fernanda S. Rabello de Castro – Museus Castro Maia
Andrea Fernandes Costa – Museu Nacional
Mediador: Magaly Cabral – Museu da República
16h30 – Encerramento