Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Portal da Casa de Oswaldo Cruz é finalista em Prêmio Nacional de Acessibilidade

22 nov/2013

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz) é finalista do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@web -, na categoria Projetos Governamentais (de projetos web e serviços de órgãos públicos). O objetivo da premiação é conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na internet mais inclusiva.

O prêmio para o primeiro colocado em cada categoria é de 5 mil reais; o segundo lugar recebe 3 mil e o terceiro, 1,5 mil reais. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde haverá a divulgação dos vencedores em cada categoria: Pessoas / Instituições; Projetos Web; Serviços / E-Commerce; Instituições / Entretenimento / Cultura / Educação / Informação / Blogs; Aplicativos e Tecnologias assistivas. Esta é a segunda edição do Prêmio, criado em 2012. Acessibilidade na web é uma premissa básica para as metas do World Wide Web Consortium (W3C): uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável.

O portal da COC foi lançado em 2010 com a finalidade de integrar num único ambiente soluções que confiram transparência no relacionamento com a sociedade, auxiliem a unidade da Fundação na gestão e tomada de decisão, incrementem o acesso aos produtos e serviços institucionais e desenvolvam a comunicação e interação com os públicos de interesse. Ele foi desenvolvido na ferramenta Joomla! – um dos principais sistemas de gestão de conteúdo de código aberto da atualidade- a partir da parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

O Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@web foi instituído pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o NIC.br e o W3C Brasil, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (São Paulo) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).