Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

DAD participa do I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos

11 abr/2013

A Casa de Oswaldo Cruz (COC) participa esta semana do I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos, no Rio de Janeiro, para apresentar duas experiências bem sucedidas do Departamento de Arquivo e Documentação da unidade: o Curso de Atualização e Gestão de Documentos em Instituições de Saúde e a  implementação da Base Arch para descrição do acervo da unidade.

 

Nesta sexta-feira (12/4), às 14h, José Mauro da Conceição Pinto, que esteve a frente da organização do curso, juntamente com  Paulo Elian, fará um balanço da formação da primeira turma em sua apresentação, intitulada A gestão de documentos em instituições de saúde: uma proposta de capacitação para os hospitais federais do Rio de Janeiro.

 

“O curso trabalha uma visão integrada da questão do prontuário eletrônico, abordando-a no contexto administrativo do hospital e do ponto de vista arquivístico; a inovação do curso está nesse olhar”, explicou José Mauro. Presidente da Câmara Setorial de Arquivos de Instituições de Saúde do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), ele vai coordenar o I Encontro de Arquivos de Instituições de Saúde, atividade que integra a programação do simpósio promovido pela instituição.

 

Outros profissionais da Fiocruz participam da mesa: Carlos Alberto de Moraes Costa  (Ensp) falará sobre a gestão de documentos e a acreditação dos serviços em instituições de saúde; Mary Lucy Ribeiro Pinto e Erica Mendonça dos Santos Lopes (Ipec) abordarão o tema Prontuário do paciente: meio eletrônico ou em papel? Dificuldades e avanços; e Sergio Munck (EPSJV) confrontará as visões médica e arquivísticas sobre prontuário eletrônico.

 

Na última quarta-feira, 10/4, a chefe do DAD, Maria da Conceição Castro, coordenou a mesa-redonda As normas de descrição arquivística e o ICA-AtoM, sobre o sistema de software livre que serviu como base para a criação da Base Arch, ferramenta de descrição e disseminação de acervos arquivísticos da COC. “Vários participantes (do evento) já utilizam o ICA-AtoM em suas instituições, mas nenhum deles adaptou o sistema como nós o fizemos. Acredito que o sistema vai mudar completamente o cenário dos arquivos no Brasil nos próximos anos”, afirma.