Com um olhar sobre a imprensa brasileira a partir da cobertura dos jornais O Globo e O Dia, a socióloga Katia Lerner (Fiocruz) apresenta no dia 24 de maio, às 9h30, a palestra “Mídia e pandemia: os sentidos do medo na cobertura de Influenza H1N1 nos jornais cariocas”.
O evento integra o ciclo de palestras “Seminários em Divulgação Científica”. É gratuito e será realizado na sala de vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida, localizado no campus da Fiocruz de Manguinhos. Não requer inscrição prévia.
Inicialmente detectada no México em 2009, a gripe suína, ou Influenza A H1N1, logo se espalhou por outros países. Além da rápida transmissão da doença, teriam as notícias veiculadas sobre a pandemia pelos veículos jornalísticos colaborado para que emergisse pânico entre a população mundial? Esta questão será enfocada na palestra apresentada pela socióloga.
O ciclo de palestras “Seminários em Divulgação Científica” faz parte do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/MCTI.
Saiba mais sobre o curso no site do Museu da Vida.
Seminário “Mídia e pandemia: os sentidos do medo na cobertura de Influenza H1N1 nos jornais cariocas”
Evento gratuito
Horário: dia 24 de maio, quinta-feira, às 9h30.
Local: Sala de vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida.
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da Passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).
Mais informações: (21) 3865-2234 ou secadcoc@fiocruz.br.