Antes de chegar ao mercado, medicamentos, vacinas e cosméticos precisam ser testados em seres humanos. As pessoas que participam desses testes são voluntárias e recebem o medicamento ou o produto de graça. Mas o que significa participar de um teste clínico? Que questões podem estar envolvidas nessa escolha?
O “Sarau científico: Pesquisas com seres humanos, ou não? Eis a questão”, que acontecerá amanhã, dia 10 de junho, às 14h, no auditório do Museu da Vida, traz um debate sobre esse tema. Aborda também as instituições e órgãos públicos que regulamentam as pesquisas com seres humanos e as questões éticas que envolvem um ensaio clínico.
O “Sarau científico: Pesquisas com seres humanos, ou não? Eis a questão” faz parte de uma série de eventos desenvolvidos no projeto Sarau Científico, financiado pelo programa de Engajamento Público da Wellcome Trust – instituição britânica de caridade dedicada ao financiamento de pesquisas na área da saúde – e coordenado por Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida.
Visa oferecer atividades culturais e científicas aos jovens, sobretudo aqueles que vivem em regiões mais carentes de atividades de divulgação científica, criando oportunidades para se discutir o impacto da ciência na sociedade e questões bioéticas envolvidas em assuntos polêmicos como transgênicos, células-tronco e outros.
Cena do Sarau Científico que enfocou as celulas-tronco.
Foto: Peter Illicciev
Os saraus, voltados aos jovens a partir de 15 anos, são comandados por uma equipe de atores e músicos, além de contar com a participação de jornalistas e especialistas nos diversos temas a serem abordados. A duração aproximada do evento é de uma hora.
Para discutir esses assuntos, o sarau usa teatro, música, vídeos e muito mais, numa linguagem simples e divertida. A entrada é gratuita!
Dia: Sexta-feira, 10 de junho
Horário: 14h
Local: Auditório do Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4365.
Informações: nestudos@fiocruz.br e recepcaomv@coc.fiocruz.br
Tel: 21-2590-6747