Após a apresentação e argüição dos trabalhos de fim de curso durante a última semana de fevereiro, a banca de avaliadores constituída dos professores Nísia Trindade Lima e Gilberto Hochman, da Casa de Oswaldo Cruz, Hideraldo Costa, da Universidade Federal do Amazonas e Júlio Cesar Schweickardt, do Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane aprovou 20 dos 25 alunos matriculados.
Segundo os organizadores, Nísia Trindade Lima e Julio Schweickardt, “o resultado superou as expectativas, com a apresentação de projetos de ótimo nível, ainda que alguns precisem de revisão”. Os alunos são graduados nas áreas de história e ciências sociais, bem como há profissionais de saúde vinculados a instituições com interesse e atuação na área de história. As aulas começaram em março de 2010 e se encerraram em fevereiro deste ano.
Júlio Cesar Schweickardt, Gilberto Hochman, Nísia Trindade Lima
e Hideraldo Costa examinam alunos no encerramento do curso
Ao longo do ano, pesquisadores da COC e do Museu Goeldi iam do Rio de Janeiro e de Belém do Pará até Manaus, onde passavam a semana dando aulas, que também foram ministradas por professores da Universidade Federal do Amazonas e do Instituto Leônidas e Maria Deane.
O objetivo do curso é formar especialistas na área da história da saúde na região amazônica, fomentando o desenvolvimento da pesquisa, bem como despertando o interesse pela pesquisa da história das ciências e da saúde coletiva.
Entre outras metas do curso, destacam-se a difusão de conhecimentos, bem como o acesso a ferramentas metodológicas e teóricas por profissionais da região, para que possam desenvolver seus projetos de pesquisa e ministrar aulas, e a criação de espaço que instigue o diálogo entre pesquisadores de diferentes estados, visando a colaboração em projetos de pesquisa e ações na área da história da saúde.