Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz é novo editor científico da Editora Fiocruz

03 mar/2011

Gilberto Hochman, pesquisador e professor do curso de pós-graduação da COC assume a editoria científica da Editora Fiocruz, ao lado do professor Ricardo Ventura Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública. Gilberto substitui Nísia Trindade Lima, agora à frente da vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Gilberto Hochman é doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), com estágio doutoral (1994) no Boston College, nos Estados Unidos. Em 1997, sua tese de doutorado,  A era do saneamento: as bases da política de saúde pública no Brasil, ganhou o Prêmio José Albertino Rodrigues, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), e foi publicada em 1998, pela Editora Hucitec (3ª edição, 2011).

É pesquisador do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC e professor colaborador na Escola de Governo (Ensp). Coordena atualmente o projeto de pesquisa “Saúde pública e construção de Estado: políticas nacionais, organizações internacionais e programas de controle e erradicação de doenças no Brasil”.  É consultor externo do Global Health Histories Project da Organização Mundial da Saúde.

Gilberto Hochman é editor assistente da revista Ciência & Saúde Coletiva, co-editor da revista Brazilian Political Science Review e um dos editores associados da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

É autor e organizador de vários livros, entre eles Políticas públicas no Brasil (2007) e Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe (2004), da Editora Fiocruz. Nesta Editora, é co-editor da Coleção História e Saúde e integra o conselho editorial desde 2003.