Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

O vinho e os sonhos no Encontro às Quintas

16 set/2010

Há 12 anos Jean-Pierre Goubert investiga o imaginário social sobre o vinho. Historiador, Goubert é pesquisador da ‘École des Hautes Études en Sciences Sociales, Pesquisador-associado ao Departamento de Psicologia Social e ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Ele nos brindou com uma palestra sobre o seu livro “O vinho e os sonhos”, a ser lançado no dia 20 de setembro, durante a festa do vinho em Paris.
Goubert iniciou o encontro com elogios ao vinho: “o maravilhoso do vinho é que como a pessoa humana, o vinho é no espírito, e existe de fato, renovando-se a cada ano”.
foto jean-pierre 2
Foto: Roberto Jesus Oscar (COC)
 
No entendimento de Goubert “o vinho é uma espécie de espelho dos paradigmas sociais, líquido que cura e que também pode deixar louco”. Na antiga Medicina a bebida era considerada um fortificante, indispensável alimento para doentes e sãos, crentes e laicos. Recentemente pesquisa americana indicou benefícios do vinho na prevenção de doenças cardiovasculares, apesar da presença “inimiga” do álcool.
Do ponto de vista filosófico, salienta o palestrante, o vinho fazia parte do culto dionisíaco, representava o ciclo morte – vida e vida – morte. Na eucaristia representa o sangue derramado por Cristo para redenção dos pecadores, bem como em outras religiões tem seu significado. E não somente o vinho, acrescenta Goubert, mas em várias civilizações outras bebidas alcoolicas encontram relação com o sobrenatural. “Toda vez que há uma ruptura do cotidiano, lá está a bebida alcoolica”, disse Goubert.
Goubert também lembrou que o vinho sempre está presente nos ritos de passagem: nascimento, casamento e morte, quando se deseja saúde, sendo que no caso da morte trata-se de saúde espiritual. Os eixos sobrenatural, natural e social do vinho estruturam seu livro.
Ao encerrar a palestra Goubert considerou que o ofício do historiador se equivale ao do vinicultor, posto que o fator tempo é essencial tanto para o vinho como para a história. E confessou que com vinho fica muito melhor o desafio de buscar o conhecimento.
foto jean pierre-shor
Foto: Roberto Jesus Oscar (COC)
 
Jean-Pierre Goubert é autor de diversos livros, entre os quais: Initiation à une nouvelle histoire de la médecine (1998); L’eau, puissance civilisatrice (2002); Une histoire de l’hygiène. Eau et salubrité dans la France contemporaine (2008); Le vin et les rêves (2010).