Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Artesão recebe placa como agradecimento por dedicação e competência

06 ago/2010

A homenagem a Adorcino Pereira da Silva, 84 anos, foi o ponto alto da cerimônia de encerramento e entrega de certificados aos nove alunos que participaram do “Mini-curso livre de técnicas de conservação de bens culturais imóveis”.

Trabalhando no Departamento de Patrimônio Histórico da COC desde 1987, ele foi o responsável pelas aulas práticas que, dessa vez, tiveram como foco ensinar como fazer a conservação da balaustrada, composta pelas colunas e o peitoril em estuque que contornam a escadaria de acesso ao castelo da Fiocruz, que foi parcialmente destruída por um caminhão.

No hall de entrada do Museu da Vida, na quarta-feira (4/8), os alunos — operários, técnicos e profissionais de engenharia que trabalham na manutenção de prédios da Fiocruz — receberam seus certificados e participaram da homenagem ao mestre Adorcino. Ele recebeu uma placa da direção da COC, com agradecimentos pela “dedicação e competência nas atividades que visam a conservação e restauração de estuques ornamentais”.

Na cerimônia, os vice-diretores da Unidade, Marcos José Pinheiro e Paulo Elian dos Santos, bem como a coordenadora da Oficina Escola de Manguinhos, Cristina Coelho, destacaram a importância do ensino das habilidades do mestre nos cursos de qualificação profissional oferecidos na Casa.

 

 

Mestre em estuque ornamental, Sr Adorcino Pereira da Silva recebe placa do vice-diretor Marcos José Pinheiro. Foto de Peter Ilicciev

Mestreemestuqueornamental, Sr Adorcino Pereira da Silva
recebe
placa do vice-diretorMarcos José Pinheiro. Foto de Peter Ilicciev

 

O artesão é um dos poucos no Rio de Janeiro que desenvolveram durante sua vida profissional na construção civil as habilidades que atualmente lhe credenciam a participar de atividades de ensino.

Ele integra a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico, que cuida da conservação e restauração de ornamentos em estuque, como os existentes no castelo e nos outros prédios tombados pelo Iphan e Inepac no campus de Manguinhos.

O objetivo do curso de aperfeiçoamento é ampliar as possibilidades de conter as deteriorações dos prédios do Núcleo Arquitetônico Histórico do campus da Fiocruz no Rio de Janeiro.

 

Durante a homenagem, o mestre Adorcino sentou-se na platéia, ao lado dos seus alunos. Foto de Peter Ilicciev

Durante a homenagem, o mestre Adorcino sentou-se na platéia,
ao
lado dos seusalunos. Foto de Peter Ilicciev

 

Leia mais sobre as habilidades do mestre Adorcino