Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Início do conteúdo
  • Sobre o acervo

    Especializada em história da medicina, história da saúde pública, história, sociologia e filosofia da ciência, a biblioteca inclui em sua coleção literatura primária e secundária nessas áreas, com destaque para obras clássicas no campo das ciências biomédicas e da saúde pública, além de material bibliográfico pertencente a coleções particulares de profissionais da área da saúde. Conta com cerca de 80 mil itens e desenvolve atividades de tratamento e recuperação de seu acervo. É aberta ao público em geral, com acesso gratuito.

    COLEÇÕES ESPECIAIS

    OBRAS RARAS

    A biblioteca possui aproximadamente 400 exemplares classificados como obras raras. Os principais critérios utilizados pela biblioteca para atribuir raridade às suas obras são a relevância temática e história para a área do conhecimento, a quantidade de exemplares acessíveis nas redondezas, e a unicidade do exemplar que é identificada por meio das marcas de propriedade que o colecionador imprimiu nelas.

     

    Um destes exemplares é o Almanach das senhoras para 1880. É uma obra publicada sob a proteção de sua majestade a Rainha, a Senhora D. Maria Pia, contendo 206 artigos e o esboço biográfico de Miss Maria Carpenter. Enriquecido com diferentes tabelas e notícias de interesse público e uma seção de anúncios.

    ACERVO EM DESTAQUE

    foto sobre COLEÇÃO CARLOS CHAGAS

    COLEÇÃO CARLOS CHAGAS

    Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (1879 – 1934) foi um biólogo, médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas.

    Essa e outras coleções fazem parte do acervo bibliográfico histórico da Fiocruz.

    foto sobre OBRAS REVELAM INTERESSE NA PRIMEIRA GUERRA

    OBRAS REVELAM INTERESSE NA PRIMEIRA GUERRA

    "Fiquei aflitíssimo com a notícia da visita do zeppelin a Londres [...]. Já não há mais segurança aí. Não temo o resultado dos zeppelins como armas de guerra, mas são capazes de causar sérias infelicidades."

    A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) iniciou-se por um confronto regional entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, em 28 de julho de 1914. O conflito se expandiria em luta armada em escala europeia, quando a declaração de guerra austro-húngara estendeu-se ao Império Russo em 1º de agosto de 1914... Leia também: Da medicina à arte: a biblioteca particular de Oswaldo Cruz Coleção Oswaldo Cruz: as obras sobre a febre amarela

    foto sobre COLEÇÃO OSWALDO CRUZ: AS OBRAS SOBRE A FEBRE AMARELA

    COLEÇÃO OSWALDO CRUZ: AS OBRAS SOBRE A FEBRE AMARELA

    Biblioteca particular do cientista incluía obras que traziam conhecimento de ponta mais recente sobre a doença  

    Dentre as diversas obras que integram a biblioteca de Oswaldo Cruz, chama a atenção um conjunto de títulos que tratam da febre amarela. Ao todo, são 38 publicações, entre livros e relatórios, que remetem ao debate científico sobre a forma de transmissão da doença, ocorrido na virada do século 19 para o século 20. 

    O que fazemos

    Consulta presencial e empréstimo de publicações
    A consulta local é permitida a qualquer pessoa. O empréstimo de publicações é permitido apenas a profissionais e alunos da Fundação Oswaldo Cruz

    Orientação à busca bibliográfica

    Reprodução de acervo
    As cópias de livros, periódicos ou Obras Raras poderão ser obtidos se não acarretarem prejuízo S sus conservação e de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/1998

    Comutação bibliográfica
    Cópias de artigos de periódicos, capítulos de livros, teses e dissertações não existentes em nosso acervo, podem ser obtidas através deste serviço que é realizado através do COMUT (IBICT)

    ISBN online

    Solicitação de ficha catalográfica para publicações da Casa de Oswaldo Cruz

    Visita guiada
    Não é necessário agendamento

    Oficina de Obras raras
    Evento anual, com inscrição gratuita, direcionada a bibliotecários, arquivistas, historiadores, estudantes de
    graduação e pós-graduação. Acesse material sobre os eventos passados

    O QUE SABER PARA CONSULTAR
    FALE COM UM BIBLIOTECÁRIO

    bibliotecahcs@fiocruz.br

    Últimas da Biblioteca