Ir para o conteúdo

‘Os jardins históricos e o saber-fazer dos jardineiros’ é o tema de palestra

29/11/2023

‘Os jardins históricos e o saber-fazer dos jardineiros’ é o tema de palestra promovida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no dia 15 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Canal da Casa no YouTube. Para participar não é necessário se inscrever previamente.

Organizado pelo Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico, o evento contará com a participação de Ana Rita Sá Carneiro e Wilson de Barros, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, que discutirão os temas ‘Burle Marx: o jardineiro da América’ e ‘O jardineiro, artífice do jardim’, respectivamente. Já Victor Zanon, da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi, abordará “Os desafios na manutenção dos jardins históricos”.

Certificados de participação serão emitidos para os participantes que estiverem online durante a transmissão, a partir de preenchimento de formulário eletrônico que será disponibilizado no chat do evento. A palestra contará com intérprete de Libras. 

A apresentação do vento será feita por Maria Luisa Gambôa Carcereri, chefe do Serviço, e a mediação ficará a cargo de Inês El-Jaick Andrade, chefe do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo em Saúde do DPH. 

Confira as minibios dos palestrantes
Ana Rita Sá Carneiro 
Membro do Comitê Internacional de Paisagens Culturais ICOMOS-IFLA; do ICOMOS Brasil e da ABAP, Ana Rita Sá Carneiro é líder do Grupo de Pesquisa Jardins de Burle Marx e bolsista de produtividade do CNPq. Professora titular da Graduação e da Pós-graduação e coordenadora do Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Rita Sá Carneiro é doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University. 

Wilson de Barros 
Integrante dos grupos de pesquisa do Jardins de Burle Marx, Conservação do Patrimônio Natural e "Pensar Paisagem, todos do CNPq, Wilson de Barros é pesquisador do Laboratório da Paisagem da UFPE, onde desenvolve pesquisas acerca do jardineiro como ator na conservação dos jardins históricos do Recife e o seu papel na gestão dos espaços livres públicos. Arquiteto e artista visual em doutoramento em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente, o foco de sua pesquisa é o gesto jardineiro como condição imaterial do jardim histórico. O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Victor Zanon 
Integrante da coordenação de Serviços Operacionais da Cogic/Fiocruz, Victor Zanon integra o corpo técnico responsável pela manutenção das áreas verdes, produção de mudas, compostagem e controle de vetores e pragas urbanas nos campi Fiocruz do estado do Rio de Janeiro. Engenheiro Agrônomo, possui MBA em Sistema de Gestão integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMSRS) pelo SENAC.  


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir