Ir para o conteúdo

Nova data: Fórum Arquivos e Arquivos será realizado on-line no dia 6/12

23/11/2023

A 16º edição do Fórum Arquivos e Arquivos já tem uma nova data. Com o tema Gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais na Fiocruz, o evento será realizado no dia 6 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo pela página da Casa no FaceBook. Organizado por profissionais que atuam no Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda) – Fiocruz, coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o objetivo do Fórum é compartilhar iniciativas promissoras adotadas pela Fiocruz para a gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais.

Reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu papel de destaque em promover a saúde pública e o desenvolvimento social, a instituição produz diariamente uma vasta quantidade de informações registradas em documentos digitais. Entre as estratégias adotadas pela instituição estão a elaboração de documentos relevantes que norteiam a execução das ações necessárias até o momento, como por exemplo, o Acordo Produtor-Preservador; além da formalização de instâncias, como a Comissão Permanente de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais, por exemplo.

“A produção documental foi intensificada com a pandemia de Covid-19, acarretando a adoção de novas plataformas e aplicativos para este fim. Consequentemente, a urgência em disponibilizar informações por intermédio de diferentes meios digitais que agora precisam ser analisados, principalmente para que sejam pensadas estratégias voltadas à sua preservação digital, também foi acentuada” explica Ivone Pereira de Sá, uma das organizadoras do Fórum e integrante da assistência técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa.

Neste contexto, o Fórum propões diversas reflexões:  a Fiocruz, assim como as demais instituições públicas brasileiras, está preparada para todas essas mudanças que o mundo digital vem produzindo? Já existem respostas, caminhos, orientações para tantas questões que surgem devido, principalmente, aos avanços tecnológicos? E o arquivista, qual sua participação nesse cenário, já que surgem novos papéis, novos conhecimentos e novas propostas de atuação para esses profissionais? Esses e outros questionamentos serão debatidos durante o evento.

A programação conta com palestras sobre Desafios da gestão e preservação de documentos audiovisuais: experiências da VideoSaúde Distribuidora; Preservação Digital: Acordo Produtor-Preservador da Fiocruz; Gestão, preservação e acesso dos documentos arquivísticos-arquitetônicos: as iniciativas do Departamento de Patrimônio Histórico, entre outros.

Karina Veras Praxedes, coordenadora do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz, participa da mesa de abertura do Fórum.

PROGRAMAÇÃO

10h – 10h10 | Abertura

Karina Veras Praxedes, coordenadora do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz.

10h10 – 10h35 | Preservação Digital: Acordo Produtor-Preservador da Fiocruz. Por: Marco Dreer, consultor em preservação digital, bolsista da Assistência Técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

10h40 – 11h05 |Arca Dados Fiocruz. Por: Vanessa de Arruda Jorge, Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

11h10 – 11h35 | Documentos arquivísticos digitais e os desafios de adequação à LGPD. Por: Rafael Pereira Barboza, Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz

11h40 – 12h |Debate e Informes

12h – 13h |Almoço

13h05 – 13h20 | Desafios da gestão e preservação de documentos audiovisuais: experiências da VideoSaúde Distribuidora. Por: João Guilherme Nogueira Machado, VídeoSaúde Distribuidora, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz.

13h25 – 13h40 | Preservação e gestão de documentos fotográficos digitais: ações do Laboratório J. Pinto. Por Jeferson Mendonça dos Santos Silva, Laboratório Fotográfico J.Pinto do Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

13h45 – 14h00 | Gestão, preservação e acesso dos documentos arquivísticos-arquitetônicos: as iniciativas do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH/COC/Fiocruz). Por: Ana Carolina Galheigo e Taiana Antunes Maimone, bolsistas do Programa Preservo da Fiocruz.

14h05 – 14h20 | Elaboração de metodologia para definição de temporalidade de dados de pesquisa na Fiocruz. Por: Renata Oliveira de Araújo, bolsista da Assistência Técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

14h25 – 14h40 |Organização do acervo iconográfico digital da Coordenadoria de Comunicação Social da Ficruz. Por: Bárbara Cristina Barbosa Pinto da Silva, Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz.

14h45 – 15h00 | A preservação digital do acervo sonoro e audiovisual no DAD: levantamento do fluxo de documentos e identificação. Por: Renata Silva Borges, Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

15h05 – 15h15 |Debate e Encerramento


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir