Ir para o conteúdo

Rafael Winter Ribeiro abre 2ª Jornada Fluminense de Pós-graduandos em Acervos, Preservação e Memória

29/09/2022

O patrimônio cultural e o direito à paisagem será o tema da palestra do geógrafo e professor da UFRJ Rafael Winter Ribeiro, membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-Brasil), no dia 4 de outubro, às 10h, na abertura da 2ª Jornada Fluminense de Pós-graduandos em Acervos, Preservação e Memória. O primeiro dia do evento também celebrará o lançamento do livro A imagem a serviço do conhecimento: a entomologia nas ilustrações do acervo histórico da Fiocruz, produzido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

A jornada será realizada nos dias 4, 5 e 6 de outubro. A palestra de abertura de Rafael Winter Ribeiro acontecerá de modo híbrido, com público presente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), e transmissão pelo YouTube da COC, com intérprete de libras. Em sua apresentação, o professor da UFRJ debaterá as perspectivas contemporâneas da relação entre paisagem e patrimônio cultural

 "A relação entre paisagem e patrimônio cultural, embora antiga, ganhou uma atenção renovada nos últimos 20 anos. Da mesma forma, as “razões do patrimônio” transformaram-se consideravelmente e hoje, além de um recurso identitário ou econômico, o patrimônio cultural é reivindicado também como um recurso político, especialmente por grupos de cidadania incompleta. É nesse contexto que a ideia de direito à paisagem emerge, colocando inúmeros desafios para o seu entendimento e prática, que passa pelo próprio entendimento multifacetado, algumas vezes conflitivo, do que é uma paisagem. Afinal, o direito à paisagem é um direito de ver, de estar ou de ser a paisagem?", questiona.

O evento de abertura no dia 4/10 também vai marcar o lançamento do livro A imagem a serviço do conhecimento: a entomologia nas ilustrações do acervo histórico da Fiocruz, disponibilizado gratuitamente em sua versão digital. Resultado de projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadoras e documentalistas da Casa de Oswaldo Cruz, a obra contempla, em abordagem multidisciplinar, as ilustrações, seus autores e aspectos contextuais de sua produção, com a apresentação de um catálogo com notas biográficas de desenhistas e pesquisadores, ilustrado com desenhos de suas autorias que pertencem ao acervo histórico preservado na COC.

Confira a programação completa da jornada.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir