Ir para o conteúdo

COC/Fiocruz promove mesa-redonda sobre Patrimônio e Território

18/10/2021

O mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove mesa-redonda sobre Patrimônio e Território. A iniciativa integra a programação de 2021 do Conexão #emCasa, faixa de eventos on-line promovidos pela COC realizadas com transmissão ao vivo pelo Facebook. O evento conta com os convidados Renata Reis (EPSJV/Fiocruz), Éric Gallo e Elenice Pessoa Barbosa, ambos da Comissão de Preservação da Igreja de São Daniel Profeta, Renato Kpinis, Ilza Lima (Scientia Arqueologia) e Leo Salo. A mesa-redonda acontece em 26 de outubro, das 14h às 15h30.

A pesquisadora Renata Reis é responsável pelo projeto "Lugar de Memória: história e vida dos trabalhadores técnicos da Fiocruz". Ela apresentará um projeto de educação patrimonial os lugares de vida históricos e afetivos do campus vinculado ao Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos e apoiado pelo Projetos de Memória Institucional da Fiocruz. 

Envolvidos no "Projeto de Preservação da Igreja de São Daniel Profeta”, o arquiteto e urbanista Éric Gallo e Elenice Pessoa Barbosa abordam o trabalho em construção de reconhecimento e valorização dos laços tangíveis e intangíveis que unem Igreja e sua comunidade no território de Manguinhos. Elenice é representante de moradores da comunidade de Manguinhos no projeto. Os convidados Renato Kpinis, Ilza Lima (Scientia Arqueologia) e Leo Salo abordam o tema Patrimônio material e imaterial no território identificado nos estudos prévios para o Tronco-Coletor, trecho de Manguinhos. Como parte dos estudos prévios de avaliação do impacto ao patrimônio cultural pelo empreendimento, foi realizado uma pesquisa sobre o patrimônio imaterial, a partir dos bens acautelados pelo Iphan, no campus e vizinhança, que identificou uma rica gama de ofícios, saberes e formas de expressão vinculadas ao território - Baianas do Acarajé, Capoeira e Literatura de Cordel.

Sobre o mestrado
O mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) destina-se à formação de profissionais capazes de articular o conhecimento teórico com o desenvolvimento de métodos e técnicas inovadoras, de forma interdisciplinar, na abordagem dos processos de gerenciamento da preservação e conservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. 

O curso objetiva formar competências e habilidades nos alunos para a interpretação, o registro e a intervenção nos complexos desafios, atuais e futuros, relacionados com a valorização, difusão e gerenciamento desse patrimônio. O Programa tem como área de concentração Preservação e Gestão do patrimônio Cultural e compreende duas linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade e Patrimônio Cultural: preservação e gestão.

O Programa de Pós-Graduação abriu seleção para a turma de 2022. O prazo vai até 12 de novembro. Mais informações na página do Programa.

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir