Ir para o conteúdo

Encontro às Quintas debate eugenia, aborto e síndrome congênita do zika no Brasil

14/10/2021

A eugenia no debate sobre aborto por anomalia fetal no Brasil: memória recente e o caso da Síndrome Congênita do Zika. Este será o tema da apresentação da pesquisadora Alessandra Barros (UFBA; Pós-doutoranda do PPGHCS – COC/Fiocruz) no próximo Encontro às Quintas. O evento será realizado em 21 de outubro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz.

Em sua pesquisa, Alessandra Barros realizou análises de discurso sobre as manifestações de especialistas que participaram das Audiências Públicas convocadas pela Suprema Corte Brasileira, pelo Congresso e pelo Senado Federal para emitirem juízos quando da proposição do aborto nos casos da Síndrome Congênita do Zika.

“Meus achados apontaram que, embora do ponto de vista moral, os apoiadores e os detratores do aborto nos casos Síndrome Congênita do Zika estivessem em extremos opostos de uma arena, do ponto de vista epistêmico eles estavam juntos. Comungavam do mesmo conjunto de significados que articulou lógicas explicativas as quais, ora afirmavam aquele tipo de aborto como eugênico, ora o absolviam dessa aproximação comparativa”, explica.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta. Confira a programação completa do segundo semestre de 2021. Após a transmissão ao vivo no Facebook, os vídeos serão disponibilizados no canal da COC no YouTube.

Encontro às Quintas

A eugenia no debate sobre aborto por anomalia fetal no Brasil: memória recente e o caso da Síndrome Congênita do Zika.
Convidada: Alessandra Barros (UFBA - COC/Fiocruz)
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Data: 21/10/2021
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo Facebook da COC
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir