Ir para o conteúdo

Série Parque do Brasil apresenta o Parque Nacional do Jaú

21/07/2021


Foto: Luciana Alvarenga.

Na América do Sul, próximo à linha do Equador, encontramos uma extensa região continental coberta pela maior floresta tropical do mundo. Ocupando um terço do continente, a Amazônia apresenta uma extraordinária biodiversidade e uma rede de rios que estão entre os maiores da Terra. Um lugar que parecia inatingível há poucas décadas, encontra-se hoje ameaçado. Mas se mantém fundamental para toda a vida na Terra. Nesta expedição, seguimos pelo Rio Negro no Estado do Amazonas e conhecemos o Parque Nacional do Jaú. Criado em 1981, ele possui uma área de 2.272.000 hectares e protege uma das maiores áreas contínuas de florestas úmidas do planeta, além de abrigar a bacia hidrográfica do rio Jaú praticamente inteira. O novo episódio será exibido no domingo, 25/7, às 19h, na TV Brasil.

No primeiro bloco, subimos o rio Jaú e encontramos ariranhas e muitas aves. No dia seguinte, conhecemos o rio Carabinani, que apresenta na época da vazante saltos e corredeiras impressionantes. Na volta, passamos pelo lago Santo Antônio e vimos macacarecuias seculares. Neste bloco apresentaremos também o poderoso jacaré-açu, a bela Cachoeira do Itaúbal, a castanheira-do-pará e aves aquáticas.

No segundo bloco, seguimos para a Praia da Maquipana, um imenso banco de areia no meio do Rio Negro, onde nidificam várias espécies de tartarugas. Ali observamos o boto-cor-de-rosa, um animal ameaçado de extinção. O bloco traz ainda o boto-tucuxi, uma sumaúma gigante, petróglifos, a importância da Amazônia para a segurança hídrica do Brasil, a campinarama, a campina e rio Unini.

A série Parques do Brasil é realizada por meio de uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No site Curta Biodiversidade, o público conhece mais o projeto que deu origem à série.

Equipe técnica:

Direção: Carlos Sanches
Imagens: Carlos Sanches & Luciana Alvarenga
Imagens aéreas: Luciana Alvarenga
Roteiro: Carlos Sanches & Stephania de Azevedo
Narração: Sidney Ferreira
Edição e Finalização: Carolina Rodrigues
Trilha musical: Flavia Tygel
Sonorização: Maurício Azevedo
Videografismo: Marco Bravo, Sergio Pranzl & Rony Duarte
Color Grading: Glauco Guigon
Coordenação do Projeto: Carlos Sanches (EBC), Luciana Alvarenga (COC/FIOCRUZ) e Marcia Muchagata (ICMBio).


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir