Ir para o conteúdo

Historiadores debatem impacto da Covid-19 na América Latina

11/06/2021

Encontro on-line mediado pelo pesquisador Marcos Cueto em 18/6 reunirá especialistas de Argentina, México e Brasil

O primeiro ano da pandemia de Covid-19 na América Latina será tema de debate on-line entre historiadores no próximo dia 18 de junho, às 11h. Com a mediação do professor e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Marcos Cueto, editor da revista História Ciência Saúde Manguinhos, o encontro terá a participação dos pesquisadores Claudia Agostoni, (Instituto de Investigaciones Históricas da Universidad Nacional Autónoma de México), Karina Ramacciotti (Universidad Nacional de Quilmes e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) e Gabriel Lopes (COC/Fiocruz).

O evento faz parte do ciclo de debates História em Tempos Pandêmicos: reflexões em um ano de crises, organizado pelo Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) da Casa de Oswaldo Cruz. A transmissão on-line será aberta a todos os interessados, pelo Facebook da COC.

“No primeiro ano e meio da pandemia, os países com mais casos e mortes pela doença se encontram nas Américas. Isso revela as precariedades das respostas oficiais, a intensidade das desigualdades sociais e discriminação de grupos populacionais pobres, o perigo do negacionismo científico e as debilidades dos programas sociais, criando novos desafios aos historiadores da saúde. O encontro é uma conversação destes desafios entre especialistas de México, Argentina e Brasil”, explica Marcos Cueto.

A primeira mesa do ciclo de debates foi realizada no último dia 7 de maio, com o tema História do tempo presente e as perspectivas da crise sanitária e a mediação de Dominichi Miranda. Outros encontros serão divulgados ao longo dos próximos meses. Não será emitido certificado de participação.

Ciclo de Debates - História em Tempos Pandêmicos: reflexões em um ano de crises
Mesa 2: Covid-19 na América Latina: o primeiro ano da pandemia
Mediador: Marcos Cueto
Convidados: Claudia Agostoni, (Instituto de Investigaciones Históricas da Universidad Nacional Autónoma de México), Karina Ramacciotti (Universidad Nacional de Quilmes e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) e Gabriel Lopes (COC/Fiocruz)
Data: 18/06/21
Horário: 11h
Transmissão On-line: Facebook da Casa de Oswaldo Cruz
Organização: Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes)


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir