Ir para o conteúdo

Série Parques do Brasil estreia terceira temporada na TV Brasil

06/06/2021

A série Parques do Brasil está de volta à TV Brasil a partir de 6 de junho, às 19h, com o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Os primeiros viajantes que estiveram nessa região pensaram que haviam encontrado um mar no interior da América do Sul. Um imenso labirinto, repleto de lagoas, planícies alagadas e corixos. Perto da fronteira do Brasil com a Bolívia, na confluência dos rios Cuiabá e Paraguai, encontramos uma vasta planície onde o regime das águas dita as regras.

O parque visitado no primeiro episódio da terceira temporada — produzida por meio de uma parceria entre a EBC, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) — fica no Estado do Mato Grosso, colado à divisa com o Mato Grosso do Sul. Criado em 1981, o o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense protege uma área de 135 mil hectares.

O primeiro bloco do episódio narra uma expedição realizada em novembro, no início da estação chuvosa, quando o rio Paraguai ainda se encontrava no seu nível mais baixo. Nesta primeira parte, há uma travessia pela Transpantaneira, o rio Cuiabá, a Serra do Amolar e a Baía Gaíva, na fronteira com a Bolívia.

Flora e fauna do Pantanal são destaque do episódio

Na volta, os pesquisadores da expedição encontraram uma família de ariranhas e subiram o Morro do Caracará. Dentro do parque, conheceram também alguns sítios arqueológicos, com inscrições na pedra criadas por povos pré-históricos.

Eles retornaram ao parque meses depois, em pleno inverno e período da seca. A vegetação costuma estar bem seca, mas o nível da água ainda é alto. Por conta disso, conseguiram atravessar os corixos para conhecer lagoas paradisíacas e vislumbrar as vitórias-régias. Caturritas, papagaio-verdadeiro, baguari, tuiuiú, capivara, onça-pintada, jacaré-do-pantanal, marreca-cabocla e pato-do-mato são alguns dos personagens centrais dessa história.

Na web, os telespectadores poderão assistir a uma versão diferente, com mais histórias desse lugar paradisíaco, considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Os próximos episódios da temporada vão explorar a Estação Ecológica da Serra das Araras e a Estação Ecológica de Taiamã, no Mato Grosso. Os episódios das temporadas anteriores, estão disponíeis no site do projeto Curta Biodiversidade

Ficha técnica
Episódio 1: Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Coordenação do projeto: Luciana Alvarenga
Direção: Carlos Sanches
Roteiro: Carlos Sanches e Stephania de Azevedo
Imagens: Carlos Sanches e Luciana Alvarenga
Imagens aéreas: Luciana Alvarenga
Narração: Sidney Ferreira
Trilha musical: Flavia Tygel
Edição e finalização: Mauro Fernandes
Sonorização: Maurício Azevedo
Color Grading: Glauco Guigon (Yellow Bunker)


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir