Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

As Bibliotecas Virtuais possuem extensa documentação histórica, arquivos pessoais, fotos, material iconográfico, coleções bibliográficas e produções intelectuais que abordam a trajetória de cientistas, a história das ciências, da saúde pública e da medicina da América Latina.

Já as Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) convergem para a BVS História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), uma rede que funciona por meio de ações de cooperação técnico-científica entre as instituições de história e patrimônio cultural da saúde. 

BIBLIOTECA VIRTUAL OSWALDO CRUZ

Perfil biográfico. Trajetória científica. Objetos museológicos. Correspondências. Bibliografia. O maior acervo já reunido sobre a vida e a obra de Oswaldo Cruz (1872-1917) está disponível online.

 

A Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz apresenta a trajetória do sanitarista, com ênfase em sua trajetória profissional, baseada em uma variada documentação histórica, oriunda do arquivo pessoal, da coleção bibliográfica, e de peças museológicas que se encontram sob a guarda Casa de Oswaldo Cruz. São mais de 240 imagens, 159 correspondências, 11 vídeos e seis músicas, além de linha do tempo e outros textos de referência e material de apoio.

BIBLIOTECA VIRTUAL PENSAMENTO SOCIAL

Com a proposta de ser uma cartografia online das produções intelectuais sobre as diferentes interpretações do Brasil e sobre os dilemas e possibilidades da sociedade brasileira – assim como de outros países da América Latina, a Biblioteca Virtual Pensamento Social mapeia, organiza e disponibiliza pesquisas dedicadas ao estudo sobre o tema a partir de diferentes linguagens – intelectual, científica, artística –, e através de diferentes disciplinas – ciências sociais, história, literatura e artes –, envolvendo ainda comparações com outras sociedades.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE CARLOS CHAGAS

Reunir e disponibilizar informações sobre a trajetória profissional e a produção intelectual do primeiro cientista na história da medicina a identificar todo o ciclo de uma enfermidade: uma nova doença – a doença de Chagas -, o seu agente causador e o vetor transmissão, a partir de um conjunto amplo de informações históricas, documentos e imagens relativos à sua vida e obra. Essa é a proposta da Biblioteca Virtual em Saúde Carlos Chagas.

 

Iniciativa coordenada pela Casa de Oswaldo Cruz e desenvolvida em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/PMS), a plataforma virtual contém também fontes de informação sobre doença de chagas, banco de imagens e inventário do fundo arquivístico.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE ADOLPHO LUTZ

Médico e cientista brasileiro, Adolpho Lutz dedicou-se ao estudo de diversas enfermidades e publicou diversos estudos sobre malária, esquistossomose, difteria, leishmaniose, hanseníase, febre tifóide, entre outras. No século 19, Lutz atuou ativamente para combater os achismos científicos que circulavam na época, contestando teorias sem comprovação, travando embates fundamentais ao enfrentamento das epidemias que se alastraram no Brasil durante o período.

 

A Biblioteca Virtual em Saúde Adolpho Lutz possui informações sobre a trajetória do cientista, sua obra científica, e ainda imagem e som, entre outros segmentos. A iniciativa é um desdobramento do projeto “Adolpho Lutz e a história da medicina tropical no Brasil”, da Casa de Oswaldo Cruz.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE

A Biblioteca Virtual em Saúde - História e Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde reúne a produção científica sobre História da Saúde e da Medicina na América Latina e Caribe. São centenas de documentos, bibliografias, material iconográfico, entrevistas e material audiovisual, disponíveis on-line para consulta.

A plataforma digital busca ampliar a visibilidade e os usos sociais do conhecimento científico, técnico e factual sobre a história e patrimônio cultural da saúde, contribuindo para a sua inserção nas políticas de saúde e para o desenvolvimento eficaz e equitativo dos sistemas nacionais de saúde.