Ir para o conteúdo

Seminário Saúde Internacional / Saúde Global: Perspectivas históricas da América Latina

2012-05-16

A Casa de Oswaldo Cruz, pioneira na pesquisa e ensino em história da saúde global, promove nos dias 28 e 29 de junho de 2012, com apoio da Faperj, um seminário que reunirá historiadores de varias partes da região das Américas e da Europa com trabalhos originais e relevantes,  desenvolvidos especialmente para este evento, visando contribuir para uma reflexão histórica sobre as agendas contemporâneas da saúde pública na América Latina e no Caribe.

 

Nos últimos anos a saúde global se tornou um conceito onipresente na saúde pública praticamente substituindo a cinquentenária ideia de saúde internacional. No entanto, não têm sido suficientemente analisadas suas origens, características, diferenças e impactos.

 

Este seminário tem como objetivo reunir historiadores e especialistas para buscar compreender a idéia de saúde global, destacando a história da saúde internacional, a mudança do papel dos serviços estatais de saúde pública e assistência médica, e a interação entre local/nacional e global, tendo como foco a América Latina e no Caribe. Essa região tem uma longa e dinâmica relação com a saúde internacional, suas organizações, personagens, iniciativas e programas.

 

A produção no campo da história da saúde na América Latina e no Caribe tem crescido em quantidade e amadurecido em qualidade, exigindo dos historiadores reflexão e discussão sobre a historicidade do caráter global/internacional da saúde e as possíveis especificidades do contexto regional.

 

O publico alvo do seminário são pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema da história e da saúde global.  Os certificados serão emitidos para estudantes inscritos que comparecerem aos 2 dias do seminário.

 

Confira a programação completa do seminário


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir