Ir para o conteúdo

Museu itinerante da Fiocruz participa da Feira de Ciências e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz

2012-05-08

 

O projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos” vai a Osvaldo Cruz, em São Paulo, onde participa da 2ª Feira de Ciências e Meio Ambiente. Nos dias 9, 10 e 11 de maio, o museu itinerante da Fiocruz será montado no Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro, oferecendo jogos, visita ao planetário, equipamentos interativos, oficinas, exposições, vídeos, palestras, temas ligados ao meio ambiente, astronomia e paleontologia. Aberta ao público de todas as idades, a Feira será inaugurada nesta quarta-feira, às 9 horas.

 

 

foto_viniciusmarinho
Visitantes participam das atividades do Ciência Móvel. Foto: Vinicius Marinho

 

 

O projeto Ciência Móvel, inaugurado em 2006, já percorreu mais de 50 municípios e recebeu um público estimado em cerca de 400 mil pessoas em suas viagens pela Região Sudeste. Vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz, o Museu da Vida mantém parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

 

O caminhão da ciência leva diversos módulos interativos para serem montados em suas visitas e, em seguida, é transformado em auditório multimídia com capacidade para 44 pessoas. Entre as atrações destaque para o Girotech, equipamento composto de três anéis que giram livremente em todas as direções simulando os movimentos executados pelos astronautas da Nasa. O público confere ainda a Exposição Dengue, a Pilha Humana, a Bicicleta Geradora, a bancada Microscopia, o Painel Solar, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais e Modelos 3D.  Mais informações sobre o projeto no site do Museu da Vida.

 

A 2ª Feira de Ciências e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, terá a participação de escolas municipais, estaduais e da rede particulares, além da Escola Técnica Estadual (Etec) Amin Jundi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis (Asaum). A cidade, cujo nome homenageia o sanitarista Oswaldo Cruz, fica a 600 quilômetros da capital paulista. É conhecida ainda por promover atividades culturais como a tradicional Feira do Artesão, a Feira do Verde e a Festa das Nações.

 

 

Para a imprensa - Fontes para entrevista:

Marcus Soares (Museu da Vida) – coordenador local do projeto Ciência Móvel.

Tel.: (21) 9761-6375.

Silvana Aparecida Maciel – engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz

E-mail: silvana_ambiente@hotmail.com

Tel.: (18)3528-9508 | (18)9774-9886

Serviço do Evento:

2ª Feira de Ciências e Meio Ambiente

Data: 9,10, 11 de maio - das 9h às 12h e das 13h30 às 17 horas. Grátis.

Local: Av. Max Wirth com Rua Manuel dos Santos - Centro

Assessoria de Imprensa

No Rio de Janeiro: Haendel Gomes – Tel.: (21) 3865-2230 / 9959-4447

E-mail: haendel@fiocruz.br


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir