Ir para o conteúdo

Pesquisadora da COC é indicada à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional Fiocruz 2023

2023-09-26

Atual vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá será a homenageada da sexta edição da Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional da Fundação Oswaldo Cruz, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços educacionais de seus servidores e servidoras, distinguindo trajetórias acadêmicas de elevado mérito na educação no campo da saúde.

No ano de 2023, somente foram aceitas candidaturas de profissionais com destacada atuação nas áreas da Saúde Coletiva e Ciências Humanas e Sociais. O anúncio foi realizado pela Vice-Presidência (VPEIC) da Fiocruz na última segunda-feira (25/9). A solenidade de entrega será realizada em 16 de outubro, às 10h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Este é o sexto ano consecutivo no qual a Presidência da Fiocruz concede a Medalha. A análise da candidatura foi realizada por um comitê de honra formado por profissionais de notório saber em seus campos de atuação. Reunidos de forma remota em setembro para apreciação da candidatura à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional – Edição 2023, os participantes deste ano foram o professor, pesquisador e chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Júlio Cesar Schweickardt, e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eunice Sueli Nodari.

Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, Magali Romero Sá é vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz desde 2017. Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ph.D. em History and Philosophy of Science (Universidade de Durham, Inglaterra). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2 e foi bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) entre 2013 e 2016.

Membro do Conselho Editorial da Medical History, também foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de História da Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da medicina tropical; relações científicas internacionais; viagens e coleções científicas séculos 19 e 20; meio ambiente e saúde.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir