Ir para o conteúdo

Fiocruz debate os 30 anos da Eco-92 com seminário em 17/11

2022-11-09

Os antecedentes, os principais debates e os impactos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, mais conhecida como Eco-92, serão tema de seminário na Fundação Oswaldo Cruz em 17 de novembro. Confira abaixo a programação.

Organizado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e pela Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS), o evento O que aprendemos com a Eco-92? será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo será pelo YouTube da COC.

Com a conferência de abertura do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Augusto Pádua, referência do campo da história ambiental na América Latina, o seminário debaterá o balanço da história dos projetos globais de desenvolvimento sustentável e suas consequências 30 anos depois do encontro.

O evento discutirá ainda a emergência da questão ambiental nos anos 1970, com destaque para a publicação do Relatório do Clube de Roma e da Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, ambos em 1972. Esses episódios completam 50 anos da sua realização em 2022 e procuravam, então, estabelecer quais deveriam ser as prioridades planetárias para os anos seguintes - o desenvolvimento econômico ou meio ambiente.

O seminário também contextualizará a realização do encontro no Brasil, que buscava, com o fim da ditadura civil-militar, anular a sua reputação de maior vilão ambiental do planeta. Destacará ainda a importante participação da Fiocruz e de seus pesquisadores no encontro de 1992. 

A organização geral do encontro é de Dominichi Miranda de Sá (COC), Hermano Castro e Patrícia Canto (VPAAPS).

O que aprendemos com a Eco-92?

8h30
Mesa de abertura 
Nísia Trindade Lima - Presidente da Fiocruz
Patrícia Canto - VPAAPS
Marcos José Pinheiro - Diretor da COC 

9h
Conferência: A Eco-92 na construção de uma governança ambiental global
Conferencista: José Augusto Pádua (UFRJ)
Mediação: Lorelai Kury (COC/Fiocruz)

10h30 - 12h
Mesa redonda: A Fiocruz na Eco-92  
Mesa, em formato de entrevista e com mediação do Canal Saúde (Márcia Correa e Castro), com profissionais da Fiocruz que organizaram a participação no evento e a constituição da área de saúde e ambiente na instituição.
Fernando Ávila Pires, Guilherme Franco Netto, Hermano Castro, Marco Menezes, Paulo Gadelha e Valcler Rangel
Depoimentos: Paulo Buss e Maria do Carmo Leal

14h -16h
Mesa redonda: 30 anos depois da Eco-92: mudanças climáticas e futuro do planeta  
Mediação: Hermano Castro (VPAAPS) 
Elenita Malta (Universidade Federal de Rondonópolis) 
Eduardo Viola (FGV) 
Ulisses Confalonieri (Fiocruz) 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir