Ir para o conteúdo

'Gilberto Freyre em Paris' é tema do Encontro às Quintas em 10/11

2022-11-04

Gilberto em Paris: leituras e leitores de Maitres et esclaves será o tema da próxima edição do Encontro às Quintas. Com a participação presencial de Giselle Venâncio (Universidade Federal Fluminense) e remota de André Furtado (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), o evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), no dia 10 de novembro, às 10h.  

A transmissão ao vivo será pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz. As perguntas e comentários podem ser realizados pelos comentários ou pelo email encontroasquintas@fiocruz.br. O evento integra a Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura. 

A apresentação aborda a edição francesa do livro Casa-grande & senzala (1933), de Gilberto de Mello Freyre, publicado na coleção La Croix du Sud, da Gallimard, em 1952, com tradução de Roger Bastide e prefácio de Lucien Febvre. De acordo com Giselle Venâncio e André Furtado: 

“À época, suas páginas apresentavam as ideias do intelectual brasileiro a um público europeu marcado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e encantado com as possibilidades sugeridas pelos estudos histórico-sociológicos dos países da América Latina. Para tanto, enfatiza os quadros receptivos de três leitores franceses de Gilberto Freyre – Fernand Braudel, bem como os já mencionados Bastide e Febvre – e as avaliações de antes, durante e depois do surgimento de Casa-grande & senzala na língua de Michel de Montaigne. Busca compreender os diferentes estágios da fortuna crítica freyriana, mas atenta, em particular, à emergência da versão de sua obra em francês, como Maîtres et esclaves, em meados do século 20, com o objetivo de analisar a contribuição desse momento para a sua consagração internacional.” 

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta.  

Encontro às Quintas  

Gilberto em Paris: leituras e leitores de Maitres et esclaves 
Convidados: Giselle Venâncio (UFF) e André Furtado (Unifesspa) 
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta  
Data: 10/11/2022  
Horário: 10h  
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC
Perguntas e comentários: encontroasquintas@fiocruz.br
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir