Ir para o conteúdo

Programas de pós-graduação em História e Divulgação Científica avançam na avaliação da Capes

2022-09-17

Dois programas stricto sensu da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) tiveram aumento em seus conceitos de acordo com a avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHS), que conta com mestrado e doutorado, subiu do conceito 5 para 6, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC), que oferece mestrado nessa área, aumentou a nota de 3 para 4.  

Leia também:
Pós-graduações da Casa abrem seleção para 2023

Com esse resultado, os dois programas da Casa se aproximam das notas máximas, segundo as regras de avaliação da Capes: 5, para os programas que têm apenas mestrado, e 7 para aqueles que têm mestrado e doutorado, o que demonstra reconhecimento da qualidade acadêmica do ensino e da pesquisa praticados pela Casa de Oswaldo Cruz. Esse reconhecimento se dá não apenas entre os programas que avançaram na pontuação, mas também na manutenção da nota 4 do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT).

Várias iniciativas, ações e recursos contribuíram para a conquista, como os financiamentos destinados a bolsas para a participação de professores e alunos em eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, a infraestrutura oferecida pela instituição, além dos editais de fomento da própria Casa e da Fiocruz. Esses esforços se traduzem em pesquisas robustas, de relevância e mérito reconhecidos em premiações e nas publicações regulares, nacionais e internacionais, sob a forma de capítulos, livros e artigos em periódicos de altos estratos do Qualis.

A vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa, Magali Romero Sá, destaca a importância de ter os programas da instituição representando a excelência do ensino e da pesquisa em suas respectivas áreas e na pós-graduação brasileira. "As notas obtidas demonstram o compromisso e a competência dos coordenadores, docentes, discentes e profissionais que atuam nesses programas. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho e dedicação ao desenvolvimento científico do país”, afirma.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir