Ir para o conteúdo

‘Metaverso e novas tecnologias’ é tema de seminário na COC/Fiocruz

2022-09-15

O curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário Metaverso e novas tecnologias’, em 26 de setembro, às 14h30, com transmissão exclusivamente pela plataforma Zoom. O evento é organizado pelos alunos do curso e terá como palestrantes os pesquisadores e professores Nina da Hora e Charles Martins. As inscrições estão abertas no Campus Virtual, até 22 de setembro.

Nina ministra a palestra ‘O que tem no metaverso?’. Ela abordará o impacto do metaverso na luta antirracial e para a democracia digital. Idealizadora das iniciativas Computação da Hora e o Ogunhê, ela pesquisa conteúdos, escrevendo, divulgando ciência e sendo Hacker Antirracista. “Para entender sobre metaverso precisamos compreender quem tem acesso a este conceito e essa interação no momento. Além de tentarmos definir o metaverso é importante entendermos os possíveis cenários deste conceito”, explica a professora.

Com o título ‘Museologia no metaverso: um estudo de caso dos museus no Second Life e no Kitely’, Charles Martins pretende abordar as dimensões da museologia no metaverso, suas subjetividades, complexidades e características. 

De acordo com o pesquisador, as novas maneiras de ser no espaço cyber digital e a discussão ainda inicial sobre o metaverso têm influenciado os estudos acadêmicos nas áreas das ciências e tecnologias. “Neste seminário será apresentado o conceito de metaverso, suas possibilidades de interação para questionarmos quais são seus agentes e suas ferramentas de inserção em ambientes virtuais através dos estudos da divulgação científica e da museologia”, afirma o pesquisador. Ele acrescenta que, “através dos museus como campo a ser investigado, busca-se reconhecer como os avatares destes mundos produzem suas exposições e como comunicam o patrimônio do metaverso”. 

Charles Martins possui especialização em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e museologia pela UNIRIO, além de ter experiências na área de multimídia, com ênfase no desenvolvimento de museus digitais e produção audiovisual.

Serviço
Título do evento: ‘Metaverso e novas tecnologias’
Convidados: Nina Hora (Computação da Hora e podcast Ogunhê) e Charles Martins (UFPE)
Data: 26 de setembro
Hora: 14h30
Transmissão: Plataforma Zoom


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir