Ir para o conteúdo

COC discute Educação e divulgação das ciências exatas pela perspectiva afro-indígena

2022-09-06

Alguns dos principais projetos de educação e divulgação em ciências exatas desenvolvidos em perspectiva antirracista serão abordados pelo astrofísico baiano Alan Alves Brito, na palestra “Educação e divulgação das ciências exatas pela perspectiva afro-indígena”. O evento será promovido em 12 de setembro, às 14h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em iniciativa da disciplina Tópicos Especiais - Seminários de Metodologia do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Alan é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e abre a série organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Doutor em ciências pela USP, o pesquisador tem estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália.  

Em sua palestra, Alan Alves Brito apresentará resultados recentes de pesquisas, apontando aportes teóricos, metodológicos e epistemológicos, refletindo caminhos possíveis na construção de um outro programa de educação e divulgação em ciências em vistas à promoção da equidade racial no Brasil.  

O convidado também é divulgador de ciências no Instituto de Física e coordenador do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas, ambos da UFRGS. Alan foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2020, e vencedor da edição 2022 do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, entregue durante a 74ª reunião da SBPC, em julho, na Universidade de Brasília (UnB).  

O seminário tem como objetivo a formação, em nível de mestrado acadêmico, de pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos que visam incrementar o diálogo dos campos da saúde, da ciência e da tecnologia com a sociedade e que induzam o desenvolvimento de novas ações e estratégias de divulgação científica. O mestrado é resultado de uma parceria da COC com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

Astrofísico Alan Alves Brito está sorrindo ao lado de equipamento de observação
Astrofísico Alan Alves Brito, da UFRGS. Foto: Acervo pessoal

Serviço 

Palestra: Educação e divulgação das ciências exatas pela perspectiva afro-indígena 

Palestrante: Alan Alves Brito (UFRGS) 

Data: 12/9  - Horário: 14 - 16h 

Transmissão: Facebook da COC 

 

 

 

 

 

 



 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir