Ir para o conteúdo

150 anos de Oswaldo Cruz: saiba mais sobre o patrono da Fiocruz

2022-08-05

Em 5 de agosto de 2022 comemoram-se os 150 anos do cientista Oswaldo Cruz. Nascido em São Luiz do Paraitinga (SP), Oswaldo Gonçalves Cruz é até hoje uma das maiores referências da saúde pública no Brasil e no mundo. Patrono da Fundação Oswaldo Cruz, que dirigiu no início do século 20, o médico sanitarista foi objeto de muitas análises, iniciativas e homenagens ao longo dos anos na Casa de Oswaldo Cruz. Confira abaixo alguns destes destaques:

Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz

Perfil biográfico. Trajetória científica. Objetos museológicos. Correspondências. Bibliografia. O maior acervo já reunido sobre a vida e a obra de Oswaldo Cruz está disponível na Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz (BVOC). Resultado de um trabalho multiprofissional da Casa de Oswaldo Cruz, a BVOC oferece a pesquisadores, estudantes e curiosos em geral uma plataforma digital inovadora sobre a trajetória do cientista.

Fundo Oswaldo Cruz - Base Arch

Reconhecido em 2007 como patrimônio documental da humanidade pelo Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO, o Fundo Oswaldo Cruz está disponível na Base Arch - Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz. Ao consultar a base, o usuário poderá ter acesso à descrição arquivística do fundo, que traz informações a respeito das dimensões, suporte, área de conteúdo e estrutura dos documentos, além de orientações sobre suas condições de acesso e uso.

Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira

Realidade, imaginário e a construção do mito Oswaldo Cruz são temas analisados pela pesquisadora da COC Nara Brito nesta obra fundamental sobre o cientista. Organizado em quatro capítulos, o livro aborda a mitificação e a canonização do sanitarista após sua morte, relaciona o processo ao movimento nacionalista, além de demonstrar como são construídas as histórias e ideais, os mitos e os poderes de homens e de instituições.

Nos Trilhos da Ciência

Voltado ao público infantil, especialmente na faixa etária dos 5 aos 10 anos, Nos Trilhos da Ciência é um projeto do Museu da Vida que, utilizando diferentes linguagens e abordagens, busca apresentar de forma lúdica a trajetória da Fiocruz e dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. O projeto é composto por três produtos: uma atividade de contação de história a partir de uma mala que se abre e apresenta diferentes cenários e personagens; um livro impresso; e um e-book interativo, que combina recursos de animação, vídeos, sonoplastias e fotos antigas, além de bibliotecas que convidam adultos e crianças a aprofundarem seus conhecimentos.

Documentário: Oswaldo Cruz na Amazônia

No início do século 20, após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz partiu para a Amazônia, em viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil. Quase um século depois, utilizando filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios do cientista, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) refez seu percurso e gerou este documentário, que resgata a memória e atualiza as principais questões de saúde por ele levantadas.

Artigo: Os cientistas brasileiros visitam a Amazônia: as viagens científicas de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas (1910-1913)
Júlio César Schweickardt e Nísia Trindade Lima

Com base no trabalho com as fontes primárias (dos manuscritos ao texto oficial), o artigo analisa os relatórios das duas viagens científicas do Instituto Oswaldo Cruz à Amazônia, realizadas em 1910 e 1913, sob a liderança respectivamente de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. Além de mostrar o processo de construção de um registro científico, os relatórios colaboraram na construção de representações e imagens sobre a região. Confira aqui.

Artigo: Oswaldo Gonçalves Cruz: archives, memory and history
Dalmo Correia, Ana Luce Girão Soares de Lima e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro

Apresentação que abre o número especial da Revista da Sociedade de Medicina Tropical (RSBMT) de 2020. Arquivo pessoal de Oswaldo Cruz foi registrado em 2007 no Cadastro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, que tem como principais objetivos assegurar a preservação de acervos documentais de importância mundial, difundindo esses acervos e democratizando acesso aos documentos. Veja aqui

Artigo: Oswaldo Gonçalves Cruz: the character, the scientist, the academician
Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Ana Luce Girão Soares de Lima

Os autores analisam aspectos particulares da biografia singular de Oswaldo Cruz, valorizando sua obra, que se construiu ao longo de uma trajetória profissional de médico e cientista de sucesso e também como formulador de políticas públicas de saúde e de estratégias de combate às epidemias que acometeram a cidade do Rio de Janeiro no início do século 20. O artigo também explora seu legado como cientista-chefe e gestor do Instituto que leva seu nome e se tornou o modelo da pesquisa experimental e da medicina no Brasil. Confira aqui.

Artigo: Oswaldo Cruz e a controvérsia da sorologia
Jorge Augusto Carreta

A fim de analisar a discussão sobre a eficácia do soro antipestoso produzido pelo Instituto de Manguinhos no começo do século 20, faz-se breve apreciação da atuação de Oswaldo Cruz à frente da Diretoria de Saúde Pública e, em seguida, aborda-se a polêmica propriamente por meio da sua correspondência com Miguel Pereira, Vital Brazil, Chapot Prévost e Francisco Fajardo. Evidencia-se, nessas cartas, o grau de incerteza e experimentação que marcava a bacteriologia no Brasil daquele momento, embora, publicamente, ela se apresentasse como conhecimento seguro e inquestionável. Mostra-se como argumentos de natureza extracientífica interferem no desenvolvimento de pesquisas e na aceitação dos produtos médicos. Saiba mais.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir