Referência nacional e internacional no campo da história das ciências, em particular das ciências biomédicas e da saúde, o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz foi criado em 2000 e tem seus cursos de mestrado e doutorado reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 6.
O compromisso com a qualidade da produção acadêmica docente e discente e com a participação em eventos da área tem sido a diretriz fundamental tanto para garantir e ampliar o intercâmbio e a inserção no cenário acadêmico, como para desempenhar o papel social de formação de quadros especializados para a sociedade.
A análise da ciência e da saúde como objetos relevantes da história é compreendida como um caminho para reflexões mais amplas sobre as relações entre o conhecimento e as demandas e desafios da sociedade brasileira. Nesse sentido, o Programa busca contribuir para que a pós-graduação amplie sua importância e atuação na agenda nacional de pesquisa e de educação.
O programa se destina aos portadores de diploma de ensino superior obtidos, preferencialmente, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências sociais, ciências da saúde e ciências biológicas.
A área de concentração do Programa abrange três linhas de pesquisa: História das Ciências: Saberes, Lugares e Práticas, História das Políticas, Instituições e Profissões em Saúde e História da Medicina e das Doenças.
Os cursos de mestrado e doutorado funcionam em regime de tempo integral e oferecem cerca de 15 vagas por ano.
Há a possibilidade de concessão de bolsas de estudos de acordo com a disponibilidade do Programa, segundo critérios definidos pela Comissão de Bolsas e pautados nas normas definidas pelas agências de fomento (CAPES, CNPq).
Aos alunos que cumprirem as exigências formais definidas no Regulamento do Programa será atribuído o título de Mestre / Doutor em História das Ciências e da Saúde.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ) torna público, para conhecimento dos interessados, o calendário e as normas para a seleção de candidatos ao curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC), na área de concentração de História das Ciências.
A seleção dos candidatos compreende cinco etapas que, excepcionalmente, podem ocorrer de forma remota, mas obrigatória, para todos os candidatos. São oferecidas bolsas de estudos, de acordo com os termos da Capes. A inscrição é gratuita.
A seleção dos candidatos compreende seis etapas que, excepcionalmente, podem ocorrer de forma remota, mas obrigatória, para todos os candidatos. São oferecidas bolsas de estudos, de acordo com os termos da Capes. A inscrição é gratuita.
Alunos estrangeiros residentes no exterior podem se candidatar aos cursos de mestrado e doutorado do PPGHCS através do envio de um projeto de pesquisa, que será avaliado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.
Coordenadora
Kaori Kodama
Coordenadora adjunta
Tânia Salgado Pimenta
Comissão de Pós-Graduação
Lorelai Brilhante Kury
Nara Azevedo
Rômulo de Paula Andrade
Paulo Vitor Guedes de Souza (Representante dos discentes)
Os campi da Fiocruz no Rio de Janeiro, além de abrigarem importantes exemplares arquitetônicos de épocas variadas, apresentam elevado potencial urbano e paisagístico. O Castelo, edifício principal construído pelo arquiteto Luiz Moraes Júnior para abrigar laboratórios sobre a maior colina de Manguinhos, se tornou o símbolo máximo da instituição. É uma das únicas construções do Rio de Janeiro em estilo eclético com forte influência mourisca.
A Casa de Oswaldo Cruz está situada no prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) no campus Manguinhos. As dependências dos cursos de pós-graduação da COC contam com quatro salas de aula (304, 305, 306, 308), com capacidade total para 90 lugares, equipadas com aparelhagem de som, televisão, DVD e projetor multimídia.
Três das salas possuem divisória retrátil, podendo ser transformadas em um auditório com capacidade para 60 lugares. Além das salas de aula o prédio possui um auditório com capacidade para 60 pessoas, equipado com sistema de som e de projeção, que poderá receber palestras, conferências, aulas inaugurais etc.