Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo
Institucional

Institucional

Perfil

A Casa de Oswaldo Cruz é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a mais destacada instituição da América Latina nas áreas de ciência e de tecnologia em saúde. Foi criada em 1986, como um centro de pesquisa e documentação dedicado à história, à memória e à preservação do patrimônio cultural da Fiocruz e passou a desenvolver também atividades de educação, informação e divulgação científica no campo da ciência e da tecnologia em saúde. Além disso, cuida da preservação e da restauração do patrimônio arquitetônico, ambiental e urbanístico da Fiocruz.

Origem dos primeiros passos da pesquisa no campo da história das ciências e da saúde no Brasil, a Casa de Oswaldo Cruz também se destaca na produção do conhecimento em patrimônio cultural, arquitetura, urbanismo e saúde; arquivologia, documentação e informação; e divulgação científica. É reconhecida como centro de excelência de inovação pela Unesco, que aprovou a Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura. Tem acordos de cooperação com renomadas instituições internacionais de ensino e pesquisa. O resultado dessas atividades é compartilhado por meio da publicação de livros e de obras de referência sobre a institucionalização, a produção de conhecimentos e de políticas públicas em ciência e saúde no país.  

Sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz está o mais expressivo acervo do país sobre os processos políticos, sociais e culturais da saúde. São fotografias, filmes, documentos, peças museológicas e depoimentos orais que remontam ao fim do século 19, integrando o arquivo permanente da Fiocruz e os arquivos pessoais de cientistas e sanitaristas, entre eles Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. 

A instituição oferece cursos nas áreas acadêmica e profissional. O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, com mestrado e doutorado, é o único dessa área no Brasil. Possui reconhecimento como centro de referência nacional e internacional no campo da história das ciências, em particular das ciências biomédicas e da saúde. Também oferece mestrados em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde e em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência. 

A unidade também informa e educa em ciência, saúde e tecnologia por meio do Museu da Vida Fiocruz e desenvolve relevante atividade editorial, com destaque para o periódico científico História, Ciências, Saúde – Manguinhos, bem avaliado no programa Qualis Periódicos, da Capes. Está presente em indexadores como Thomson Reuters, Medline e Scielo.  

MISSÃO

Produzir e disseminar o conhecimento histórico; valorizar a memória e preservar o patrimônio cultural das ciências e da saúde; educar em seus campos de atuação e divulgar ciência e tecnologia em saúde, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e social.

VISÃO

Consolidar e expandir sua atuação como centro internacional estratégico e inovador na pesquisa e educação nas áreas de história, de patrimônio cultural, de divulgação e popularização das ciências e da saúde até 2030.

VALORES

A Casa de Oswaldo Cruz busca garantir, em consonância com a Fiocruz, a integralidade institucional, a gestão democrática submetida ao controle social, otimização e eficácia da utilização dos recursos públicos. 

E adota também os seguintes valores: 

1. Ciência e inovação como base do desenvolvimento sustentável e da promoção da saúde 

2. Valorização do patrimônio cultural das ciências e da saúde 

3. Cooperação e integração

4. Diversidade étnico racial, de gênero e sociocultural

5. Valorização dos trabalhadores e discentes 

6. Redução das iniquidades 

7. Compromisso socioambiental 

8. Democracia participativa 

9. Democratização do conhecimento 

10. Educação como processo inclusivo e emancipatório  

11. Acessibilidade e inclusão 

12. Visão ampliada de saúde 

O QUE FAZEMOS

Projetos em parceria

COOPERAÇÃO NACIONAL, INTERNACIONAL E PARCERIAS

A Fiocruz tem como premissa a cooperação tanto em âmbito nacional quanto internacional, fortalecendo suas ações e impacto. Por meio de parcerias estratégicas com outros órgãos governamentais, universidades e entidades do setor, a Fiocruz promove a troca de conhecimentos e recursos, impulsionando o desenvolvimento de soluções para problemas de saúde pública. Além disso, ao colaborar com organizações internacionais, a Fiocruz contribui para o avanço global da ciência e o enfrentamento de desafios sanitários que transcendem fronteiras, consolidando seu papel como protagonista na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. 

ONDE ESTAMOS

  • imagem ilustrativa de:
  • imagem ilustrativa de:

Localizada no campus da Fiocruz, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, a Casa de Oswaldo Cruz está sediada, desde 2018, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), projetado para atender as especificadas da área de preservação dos acervos arquivísticos e bibliográficos da Fiocruz, que estão sob a guarda da unidade.

No hall de entrada do CDHS, um afresco que representa as três grandes áreas de atuação da Fiocruz – ensino, saúde e pesquisa – ocupa a parede principal. “A dança da vida” é de autoria do artista plástico Rafael Bteshe.

Memória Institucional

Em 1986, o simbólico Pavilhão do Relógio, onde a Fiocruz abrira caminho para a nascente produção de soro no Brasil, acolheu o sonho de um grupo de sanitaristas e se tornou um espaço dedicado à história da saúde e da ciência ali produzida e à valorização do patrimônio cultural da instituição. As portas da Casa de Oswaldo Cruz se abriram propondo novas temáticas no campo da História e enfatizando o entendimento de que saúde é mais do que ausência de doença.   

Reconhecida como unidade técnico-científica da Fiocruz no ano seguinte, a instituição nos remete ao imaginário de casa: é lugar de memória, identidade, acolhida. Desde a sua origem, tem dado importantes contribuições para a história da ciência e da saúde, consolidando essa área do conhecimento tão relevante para a compreensão do país e de seu sistema público de saúde. 

IMG_2893
IMG_2893