Ir para o conteúdo

‘Evolução e Natureza Tropical’ revela contribuição brasileira na teoria da seleção natural de Darwin e Wallace

27/04/2010

Levar o público a uma viagem pela biodiversidade brasileira, uma das mais ricas do planeta, é a proposta da exposição ‘Evolução e Natureza Tropical’, que mostra como os trópicos inspiraram os cientistas Darwin e Wallace na formulação da teoria da evolução por seleção natural.


“Evolução e Natureza Tropical” é uma iniciativa do Museu da Vida para comemorar o ano internacional da biodiversidade, lançado oficialmente pelas Nações Unidas em Berlim, na Alemanha. Entre suas atrações, está uma maquete da embarcação que o naturalista britânico Charles Darwin trouxe aos trópicos, medindo 70cm de comprimento, 25cm de largura e 50cm de altura.


Em uma área de 340m², a mostra reúne exemplares de mamíferos (preguiça, morcego), fósseis e peixes (fluminenses e amazônicos); frutos, sementes de palmeiras; instrumentos científicos - microscópio, barômetro, cronômetro, sextante, inclinômetro, semelhantes aos usados pelos naturalistas; borboletas para representar o mimetismo mulleriano e visualização por intermédio de microscópio de crustáceos da Ilha de Santa Catarina estudados por Fritz Muller; rochas do estado do Rio de Janeiro; modelos em resina de animais de Galápagos - iguana, uma tartaruga com mais de 1,5m de comprimento e pássaros marinhos - e muito mais.


A exposição traz também importantes obras, como The Origin of the species by means of natural selection, de Darwin; Travels on the Amazon, de Alfred Wallace; e Voyage au Bresil, do zoólogo suíço Louis Agassiz, amigo do imperador D. Pedro II que esteve no país no início do século 19.  Outro importante personagem é o alemão Fritz Muller, cientista que morou em Blumenau (SC) a partir de meados do século 19 e que apoiou Darwin e sua obra.


O público de todas as faixas etárias poderá, ainda, participar de atividades lúdicas, entre as quais um bingo com a biodiversidade observada por Darwin em terra brasileira e um jogo com os tentilhões, pássaros encontrados pelo naturalista nas Ilhas Galápagos.


“Evolução e Natureza Tropical” fica na sala de exposição do Museu da Vida, no campus de Manguinhos, de 4 de maio até o dia 31 de julho, nos seguintes horários: de terça a sexta-feira, de 9h às 16h30. Sábados, de 10h às 16h. Entrada gratuita.

 

Leia mais:

 

Público confere a abertura da exposição “Evolução e Natureza Tropical”

 

Líder indígena visita exposição no Museu da Vida


Rádio CBN e COC fecham parceria



Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir