Ir para o conteúdo

Site do Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz divulga história da saúde no país

17/04/2010

Construído de acordo com as normas internacionais de referência arquivística, o site do Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz aponta de maneira rápida e simples as referências do amplo espectro de documentos disponíveis na instituição. Cópias de documentos textuais e fotográficos em baixa resolução podem ser solicitadas pela internet. Cópias impressas e eletrônicas em alta resolução devem ser solicitadas por e-mail ou no Departamento de Arquivo e Documentação.

Em fase final de construção, o ambiente será o espelho digital do que existe, fisicamente, sob a guarda da Casa: documentos distribuídos por 102 fundos e coleções, 47 deles já organizados. São mais de 9 mil caixas, com documentos textuais relacionados ao universo de instituições e profissionais da saúde, 80 mil imagens, 912 filmes e vídeos, sendo que 15 deles foram produzidos na Amazônia, por profissionais da Casa.

Há ainda o arquivo sonoro, com 3.425 fitas cassete e 22 cds, a maior parte contendo depoimentos de cientistas e personagens relacionados com este campo do conhecimento.

Além de refletir no ambiente web, em arquivos eletrônicos, todo o arquivo recolhido e organizado da partir de 1985, o site disponibilizará as publicações da Casa de Oswaldo Cruz que já estão digitalizadas em formato PDF.

Também fornecerá as referências completas de acervos e informações sobre documentos existentes em outras instituições, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Instituto Evandro Chagas. Outras áreas do site são “Destaques”, “Por dentro do arquivo”, onde são divulgadas as atividades institucionais, e as últimas notícias disponibilizadas pelo Arquivo Nacional.

Chefe do Serviço de Arquivo Histórico da Casa, Maria da Conceição Castro explica que a idéia é incluir descrições sobre todos os documentos em vários níveis: “No Fundo sobre o Instituto Oswaldo Cruz, por exemplo, as informações são organizadas em seções ou grupos, séries, dossiês e itens. Este trabalho de fôlego será finalizado em um ano”. As referências são dispostas em colunas: “a da direita é a do arranjo em uma árvore hierárquica, facilmente navegável pelo usuário”, destaca a profissional.

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir