Ir para o conteúdo

Encontro às Quintas apresenta "As ideias que fazem o Estado andar: a Fundação Brasil Central e a imaginação territorial brasileira"

06/05/2011

 

Em 1943, dezenas de integrantes da Expedição Roncador-Xingu partiram de São Paulo com direção ao coração do país. O objetivo declarado era alcançar a remota e misteriosa Serra do Roncador, possibilitando ao Estado um maior controle de regiões tidas como estratégicas para a segurança e o desenvolvimento nacionais.

 

Nesse mesmo ano, o Estado Novo criou a Fundação Brasil Central com o objetivo de promover a colonização e o desbravamento desse vasto espaço. Mas o que era o “Brasil Central”? Que ideias e discursos nos ajudam a entender como essas práticas estatais de controle do território foram desenvolvidas?

 

A palestra do próximo Encontro às Quintas: “As ideias que fazem o Estado andar: A Fundação Brasil Central e a imaginação territorial brasileira”, com o sociólogo João Marcelo Ehlert Maia, vai analisar esta agência do Estado brasileiro, destacando como um repertório cultural relativo ao espaço foi fundamental para moldar a atuação de burocratas, militares e cientistas.

 

Confira o evento ao vivo (às 10h de 12/05) no site da Rede Fiocruz, área de destaques.

 

João Marcelo Ehlert Maia tem doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2006). Atualmente é professor adjunto do CPDOC/Fundação Getúlio Vargas, tendo experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, principalmente nos seguintes temas: intelectuais, pensamento social brasileiro e história das ciências sociais. Publicou os livros Pensando com a Sociologia (2009); e A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro (2008).

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Marcos Chor Maio

Data: 12 de maio de 2011

Horário: 10 horas

Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ

Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir