Ir para o conteúdo

Acervo sobre História da Amazônia, do cineasta inglês Adrian Cowell, é destaque em programação de canal de tv

04/05/2011

Trazido ao país por meio de convênio de cooperação técnica e cultural entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, o maior acervo de filmes sobre a Amazônia brasileira, resultado de 50 anos de produções dirigidas pelo cineasta britânico Adrian Cowell, terá parte de seus filmes exibidos no Canal Brasil a partir de maio. A “Programação Adrian Cowell” trará sete filmes preto e branco realizados pelo cineasta no início da década de 1960, seis deles no Brasil e um no Peru.

 

 

Originalmente produzido para a Televisão Central de Londres e para a rede de televisão inglesa BBC, o acervo foi doado por Cowell ao IGPA, sua produtora associada no Brasil desde 1980. Para viabilizar o transporte do acervo de filmes de Londres para Goiânia, foi criado o projeto ‘Histórias da Amazônia - 50 Anos de Memória Audiovisual’, que possibilitou ainda a adequação da infra-estrutura da área de guarda e outras estratégias de organização, preservação, captação de recursos e divulgação do material.

 

 

banner_projeto_historias_da_amazonia

Pesquisadora da COC e coordenadora técnica do projeto ‘Histórias da Amazônia’, Stella Oswaldo Cruz Penido conta que, no final de 2009, Adrian Cowell passou três meses no Rio para que fossem feitas as novas versões em português para os filmes, com recursos do BNDES e Petrobrás. “O Adrian acompanhou todas as etapas: telecinagem (processo que transforma película em vídeo), revisão do texto da narração em português, gravação em estúdio e finalização de som. Foi um trabalho intenso que resultou na conclusão de versões em português para estes filmes que serão exibidos a partir de maio no Canal Brasil”, diz.

 

 

Stella conta ainda que os vídeos já foram exibidos em algumas Mostras pelo país, mas acredita que a exibição na televisão amplia consideravelmente a divulgação do acervo: “As mostras que realizamos atingem algumas centenas de pessoas e são muito importantes, pois a exibição sempre conta com um debate, então divulgamos e refletimos sobre o conteúdo e narrativa  dos filmes ao mesmo tempo. Mas o público que a televisão alcança é muito maior”, afirma.

 

 

A pré-estréia da série ‘A destruição do índio’ (que contempla os filmes ‘O coração da floresta’, ‘Caminho para extinção’ e ‘Carnaval da violência’) aconteceu na Fiocruz, como parte da programação da V Semana do Patrimônio, realizada em novembro de 2010. O departamento de arquivo e documentação da COC conta com cópias de todos os filmes telecinados, isto é, no suporte vídeo, que compõem o acervo do projeto ‘Histórias da Amazônia’. Para acessá-los, basta agendar uma visita à Sala de Consulta do Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz.

 

 

Além dos filmes, a programação do Canal Brasil divulga uma entrevista com Stella Oswaldo Cruz Penido e com a antropóloga Patrícia Monte-Mór. Stella afirma que a Casa de Oswaldo Cruz continuará o trabalho de divulgação do acervo: “Existe o site e já iniciamos uma negociação para exibir os filmes em uma Mostra em São Paulo, ainda este ano. Acho importante também que se amplie esse trabalho, exibindo os filmes na televisão”, diz.

 

 

Confira as datas e horários da “Programação Adrian Cowell” no Canal Brasil:

 

O Destino do Coronel Fawcett (1960) (31’) - Sexta, dia 20/05, às 20h e sábado, dia 21/05, às 11h.

 

A Destruição do Índio – Carnaval da Violência (1960) (31’) - Sexta, dia 27/05, às 20h e sábado, dia 28/05, às 11h.

 

A Destruição do Índio – Caminho para Extinção (1961) (31’) - Sexta, dia 03/06, às 20h e sábado, dia 04/06, às 11h.

 

A Destruição do Índio – O Coração da Floresta (1961) (31’) - Sexta, dia 10/06, às 20h e sábado, dia 11/06, às 11h.

 

Cultos do Sertão – Jangadeiros (1963) (25’) - Sexta, dia 17/06, às 20h e sábado, dia 18/06, às 11h.

 

Cultos do Sertão – Os Filhos de Santo (1963) (26’) - Sexta, dia 24/06, às 20h e sábado, dia 25/06, às 11h.

 

Cultos do Sertão – Romeiros (1963) (25’) - Sexta, dia 01/07, às 20h e sábado, dia 02/07, às 11h.

 

 

Saiba mais sobre a vinda do acervo para o Brasil

 

Saiba mais sobre Adrian Cowell

 

Veja também: Acervo Adrian Cowell na programação da 9ª Semana Nacional de Museus

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir